Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Manoel Junior A Aldeia Wary-Lyty, no território Indígena Xambioá foi a primeira localidade a receber a etapa local da Conferência Nacional de Política Indigenista A Aldeia Wary-Lyty, no território Indígena Xambioá foi a primeira localidade a receber a etapa local da Conferência Nacional de Política Indigenista
  • A coordenadora Regional Substituta da Funai, Meiriam Silva e o representante do Tocantins na CNPI, Kohalue Karajá

Entre os dias 18 e 21 de junho a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI) realizam na Aldeia Santa Izabel do Morro – MT, a segunda etapa local para realização da 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista. Essa etapa contará com a participação das Etnias: Karajá da Ilha, Karajá de Santa Maria das Barreiras-PA, Karajá de Aruanã (GO), Kanela do Araguaia-MT, Avá Canoeiro (Minaçu-GO), Tapuia-GO e Tapirapé-MT.

Segundo a coordenadora Regional Substituta da Funai, Meiriam Silva, todas as etapas locais contam com a participação de representantes indígenas, convidados, representantes de instituições governamentais e não governamentais, além de observadores.

A coordenadora ressaltou a importância das etapas locais para a realização da Conferência Nacional. “Esse é um espaço muito importante para que os próprios indígenas possam discutir os direitos que tem, fazer suas reivindicações e elaborar suas próprias políticas sociais”, concluiu.

O representante do Tocantins na CNPI, Kohalue Karajá, destacou que os indígenas estão vivendo um momento de reformulação de políticas públicas. “Antes as políticas públicas indigenistas eram estipuladas sem a participação dos principais interessados, os indígenas e isso tem mudado. As conferências vem justamente criar um espaço para renovação e para a inclusão das demandas dos indígenas nas suas políticas públicas voltadas para seu povo”, ressaltou.

A Aldeia Wary-Lyty, no território Indígena Xambioá foi a primeira localidade a receber a etapa local da Conferência Nacional de Política Indigenista. A ação que foi realizada entre os dias 4 e 6 de junho, contou com 90 indígenas de três etnias diferentes, sendo elas: Apinajé, Krahô e Xambioá.

Está previsto ainda a realização de mais duas etapas locais, no período de 28 a 30 de junho, na Terra Indígena Javaé, aldeia Canoanã, município de Formoso do Araguaia - TO, com a participação das Etnias, Javaé, Krahô-Kanela, Kanela do Tocantins e Avá Canoeiro e entre os dias 03 e 05 de julho, na Terra Indígena Xerente, no município de Tocantínia-TO, com o povo Xerente.

Conferência Estadual de Cultura Indígena

Com o apoio da Funai e da CNPI a Secretaria Estadual da Cultura está realizando as Etapas Regionais da Conferência Estadual de Cultura Indígena, a ação acontece simultaneamente a etapa local para realização da 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista, com o intuito de escolher 35 delegados para participar da Conferência Estadual de Cultura Indígena, que será realizada nos dias 1 e 2 de agosto, na cidade de Palmas.

A 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista

Entre os dias 17 a 20 de novembro de 2015, acontece em Brasília, a 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista que será coordenada pela Funai e o Ministério da Justiça, e organizada em conjunto com os representantes dos povos indígenas e com os demais órgãos e entidades governamentais e não governamentais que compõem a Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI).

Com o tema "A relação do Estado Brasileiro com os Povos Indígenas no Brasil sob o paradigma da Constituição de 1988". A Conferência tem o intuito de avaliar a ação indigenista do Estado brasileiro, reafirmar as garantias reconhecidas aos povos indígenas no País e propor diretrizes para a construção e a consolidação da política nacional indigenista.