Com o apoio da população, a Divisão Ambiental da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) resgatou nessa sexta-feira, 17, um filhote de veado e um sagui que foram encaminhados ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Na ocasião, foi entregue ainda uma maritaca-de-cabeça-azul recebida pelo Ibama.
Segundo o gerente Interino de Fiscalização Ambiental, subinspetor C. Lima, os animais foram resgatados por meio de denúncia. “O filhote de veado foi encontrado em uma Área Pública Municipal próxima ao Ceulp/Ulbra e o sagui foi encontrado por crianças no setor Jardim Taquari, já a maritaca foi entregue diretamente no Ibama”, explicou.
Todos os animais apresentam sinais de maus tratos. “A maritaca está com uma úlcera de córnea no olho esquerdo, o sagui está com o rosto todo machucado e não pudemos fazer um diagnóstico melhor. Porém, o que está em pior estado é o filhote do veado, que aparentemente foi baleado, e a área do ferimento já está necrosando”, relatou a zootecnista do Naturatins, Angélica Vendramini.
Como os animais precisam de tratamento, foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Araguaína pela GMP. “Como não dispomos de um centro de tratamento em Palmas, os animais machucados são sempre encaminhados ao Cetas”, concluiu Vendramini.
“Se a agilidade for de fato, o fator crucial para a sobrevivência destes animais, podemos dizer que teremos êxito. Pois, os órgãos estão bem sintonizados e isso é muito importante para termos excelência em nossas ações”, manifestou o subinspetor C. Lima, lembrando que denúncias podem ser feitas para equipe de plantão pelo telefone 8453-6068.