Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) promoveu uma ação de fiscalização e prestou orientações aos produtores rurais da região de Lagoa da Confusão, sobre os procedimentos corretos de armazenamento e devolução de embalagens vazias de agrotóxicos. A ação ocorreu nos dias 23 e 24 de setembro, visando o final da safra de melancia e sementes de soja e o início do plantio de arroz nas várzeas tropicais. Nesse período é gerada grande quantidade de embalagens vazias de defensivos agrícolas nas propriedades rurais.

De acordo com o inspetor agropecuário da Adapec, Diniz Didier Dias, durante a fiscalização foram constatadas algumas irregularidades nas propriedades visitadas, onde foram adotadas sanções previstas na legislação. “Orientamos os produtores rurais da necessidade de armazenarem de forma correta as embalagens conforme especificado no rótulo e devolverem no local indicado na nota fiscal”, destacou. 

A Lei 9.974/00 e o Decreto federal 4.074/02 disciplinam a destinação final de embalagens vazias de agrotóxicos e distribuem responsabilidades para o agricultor, o comerciante, o fabricante e o poder público.“Acreditamos que ações contínuas colaboram para que o agricultor tenha mais consciência da importância de preservar a saúde do trabalhador que tem contato direto com o produto e do meio ambiente”, disse o Coordenador de Inspeção Vegetal, Alex Sandro Arruda Farias.

Dados

O Tocantins ocupa o 5º lugar no ranking nacional de evolução na destinação final de embalagens vazias, pois passou de 277.782 embalagens destinadas em 2013 para 400.397 em 2014, registrando um aumento de 44,1% destes materiais retirados do campo.