Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins ampliou a parceria com os municípios com relação aos serviços de assistência para a população. Nesse sentido, a Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social (Setas), responsável pela gestão da área no Estado, começou a discutir com os representantes dos municípios a regionalização dos serviços.

Nessa segunda-feira, 28, a secretária da Setas, Patrícia Amaral reuniu-se com a secretária do município de Colinas, Divina Herly de Carvalho Santos e visitou todos os espaços de acolhimento ás famílias e programas de atendimento social a população. “ Estamos conhecendo a atuação dos municípios in loco, compactuando a gestão dos serviços oferecidos á população neste momento importante em que analisamos a ampliação do atendimento ás famílias em situação de vulnerabilidade social. Estamos consultando os representantes dos municípios imbuídos no propósito de fortalecer cada vez mais a rede de proteção social no Estado", explicou. 

A titular da Setas reforçou que a pasta tem feito gestão junto ao Ministério de Desenvolvimento Social para parceria nesse processo.

A secretária, junto com uma comissão do município, visitou o Centro de Assistência Social (Cras) Santo Antônio que atende 160 crianças e idosos com várias atividades. O Cras do setor Santa Rosa também foi visitado e faz um atendimento a 120 crianças. A gestão mostrou ainda à representante do Estado a estrutura recém-inaugurada do Centro Regional Especializado de Assistência Social (Creas) que conta com equipe multiprofissional fazendo um atendimento a mais de 500 famílias através do acompanhamento de casos de abuxo sexual e violação de direitos e o abrigo de idosos mantido pelo município.

Uma parceria em curso entre prefeitura e Estado vai resultar na ampliação da casa de Passagem do município, espaço para acolhimento de adultos e famílias, que passará a atender 25 pessoas que estão em processo de reabilitação social. Atualmente, o espaço atende sete pessoas preferencialmente do município. “A expectativa é que com a regionalização e parceria consigamos ampliar o atendimento para a região além de reestruturação do espaço físico e implementação de outras atividades para os usuários dos serviços”, explicou a gerente de Proteção Social Especial da Setas, Aurora Fernandes que também participou da visita.

A secretária de Colinas agradeceu o Estado pela gestão parceira e perspectiva de colaboração para ampliação dos serviços á população. “ Nunca recebemos uma visita de uma secretária de Assistência Social, para nós é importante ter o Estado perto, vendo nossos desafios e demandas e acima de tudo estendendo a mão numa parceria em prol não só da cidade de Colinas mas de todos os municípios”, avaliou.

Regionalização

O governo vem realizando encontros para discutir o processo de regionalização dos serviços de proteção social especial. Na semana passada a equipe técnica responsável pelo Plano discutiu o assunto com representantes dos 50 municípios que estão envolvidos na primeira etapa da implantação do serviço. O primeiro Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) regional terá sede em Palmas e atenderá 11 municípios da região centro leste. São encaminhadas a estes Centros as pessoas que tiveram seus direitos violados, como situações de abuso, violência doméstica, entre outros.