Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Frederick Borges

Foto: Frederick Borges

Chegou a vez dos servidores públicos municipais de Palmas contribuírem com a campanha do Hemocentro “Proteja uma vida, doe sangue agora”, que visa manter os estoques abastecidos para o caso de alguma emergência durante os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI). Nesta quinta-feira, 15, a unidade móvel do Hemocentro estará disponível para receber doações no estacionamento da Prefeitura de Palmas, na Avenida JK, das 8 às 12 horas.

Por conta da realização dos jogos na Capital, a orientação do Ministério da Saúde é que seja aumentado em até 20% o número de coletas no período que antecede e durante o evento, percentual que representa uma média de 411 doadores. Por isso, a Hemorrede do Tocantins planejou ações de coleta com a unidade móvel. A primeira aconteceu em frente a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e recebeu doações dos servidores estaduais.

Uma das doadoras voluntárias foi a arquiteta Elisângela Martins, que ficou sabendo da ação através da mobilização feita pela equipe de Captação do Hemocentro. “Fazia muito tempo que eu queria doar, mas com a correria do dia a dia às vezes eu esquecia, então aproveitei a oportunidade para contribuir. Penso que ajudar outras pessoas é uma obrigação de cada um de nós”, disse.

Já a servidora da Sesau, Ana Patrícia Macedo, disse que a primeira experiência como doadora foi tão gratificante que aproveitou a unidade móvel do Hemocentro para repetir o ato. “Acho importante doar sangue e ajudar. Se todos fizessem isso muitas pessoas seriam ajudadas. Sempre que eu puder, vou doar”, disse.

Os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas têm início no dia 23 de outubro, na Vila dos Jogos, em Palmas, e encerram no dia 1º de novembro, com participação confirmada atletas de 22 países, além do Brasil.