Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O senador Vicentinho Alves (PR/TO) recebeu em seu gabinete no Senado Federal nessa quarta-feira, 14, a visita de membros da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Pedro Ivo Sebba Ramalho, adjunto do diretor-presidente; Daniel Coradi, coordenador do Centro de Eventos em Vigilância Sanitária e Marcos Paulo, assessor parlamentar. A pauta da reunião: Os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que serão realizados em Palmas/TO, a partir do próximo dia 23 de outubro até 01 de novembro, e as ações programadas pela Agência para o evento.

Ao primeiro-secretário do Senado Federal, os representantes da Agência apresentaram o relatório com as ações estratégicas, que já vem sendo realizado pela Anvisa em parceria com a Vigilância Sanitária na capital – estas ações pretendem garantir suporte na realização do evento, através do apoio dos Centros Integrados de Operação de Comando em Saúde e no aeroporto de Palmas.

Conforme o relatório, cerca de 70% das ações programadas pela Agência já foram cumpridas – como as inspeções prévias em todas as escolas onde os atletas ficarão alojados; o estabelecimento do plano de atendimento 24 horas no aeroporto para receber delegações participantes e a inspeção de todos hospitais de referência e unidades de saúde que servirão como suporte durante o evento. As demais ações do plano serão cumpridas na realização dos Jogos. A Anvisa informa que o público estimado para atendimento diário é de 30 mil pessoas e que para garantir maior suporte no atendimento destacarão servidores que auxiliarão a equipe de Vigilância local, que já está executando as ações na capital.

O senador Vicentinho Alves, que iniciou em abril de 2014 a articulação junto à Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério dos Esportes para que o Tocantins sediasse a 1ª edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, comemora a participação da Anvisa na realização dos Jogos. "O suporte necessário em saúde para um evento de grande dimensão como este está garantido: a população local, os atletas e o público visitante contarão com uma estrutura adequada e eficiente na oferta em saúde pública de qualidade”, afirmou.