A convite do deputado federal Irajá Abreu (PSD-TO), o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Idilvan Alencar, reuniu na tarde desta última segunda-feira, 29, com mais de 70 prefeitos e secretários municipais de educação do Tocantins, no auditório da Federação da Agricultura do Estado do Tocantins (FAET) em Palmas.
Técnicos e gestores do FNDE orientaram e capacitaram agentes públicos municipais e estaduais do Tocantins sobre a execução dos programas da autarquia. Além disso, houve atendimento individualizado para tirar dúvidas e solucionar problemas dos prefeitos.
Na palestra, o presidente do FNDE, falou sobre programas importantes para o crescimento educacional do país e do Tocantins, como o Plano de Ações Articuladas (PAR), o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) e obras em geral, como a construção de escolas, creches e quadras poliesportivas.
De acordo com o FNDE, estão em andamento no Tocantins 265 obras, sendo que 25 estão suspensas, aguardando a regularização por parte do município.
Idilvan Alencar, destacou ainda a importância do acompanhamento dessas obras. "A construção de creches e de novas escolas é prioridade do FNDE, mas também queremos construir cidadãos conscientes no processo educacional. Por isso, estamos fazendo os atendimentos presenciais junto aos prefeitos e gestores para destravar qualquer problema”, ressaltou.
O deputado federal Irajá Abreu solicitou ainda ao presidente atenção especial aos municípios tocantinenses, no sentido de apoio as equipes das secretarias de educação municipais e estaduais para resolver pendências e agilizar processos parados. “Com a equipe do FNDE em Palmas significa atendimento direto município/MEC. Acredito que dessa forma, podemos buscar juntos as soluções para os municípios”, explica.