Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Em 29 de fevereiro de 2016, a Superintendência da Polícia Federal no Tocantins com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil iniciou a Operação Caçador para combater uma organização criminosa armada responsável por sequestros e roubos a agências bancárias e dos correios em vários estados inclusive no Tocantins. 

Durante as investigações foram presos quatro homens e quatro mulheres com envolvimento na extorsão mediante sequestro do Gerente dos Correios da Cidade de Ponte Alta de Bom Jesus/TO e de seus familiares. Com eles foram apreendidos três veículos, uma moto furtada e cinco armas de fogo, além de diversas munições utilizadas nos crimes. Também foram recuperados aproximadamente R$ 70.000,00 (setenta mil). 

A “caçada” se iniciou na terça-feira dia 01/03, quando seis pessoas, além do gerente, eram mantidas reféns pelos criminosos. A perseguição permaneceu ininterrupta até a presente data tendo abrangido os municípios de Ponte Alta de Bom Jesus, Taguatinga do Tocantins e Aurora do Tocantins, todas no Sudoeste do Estado. 

A Quadrilha é suspeita de ter praticado o Roubo dos Correios de Santa Rosa do Tocantins/TO ocorrido em 25 de fevereiro de 2016 e da Extorsão Mediante Sequestro do Tesoureiro da Agência do Banco do Brasil na cidade de Silvanópolis/TO e seus familiares, dentre outros que ainda serão apurados durante a investigação.

 A modalidade de ação mais comum e praticada por estes criminosos é a Extorsão Mediante Sequestro na qual após renderem os funcionários das instituições financeiras e agências dos Correios, obrigavam estes a retirarem todo o dinheiro existente nos cofres dos estabelecimentos os quais eram entregues como condição da liberação dos reféns. Na extensa ficha criminal dos presos incluem ainda lesões corporais, roubos, estupros e homicídios.

A “caçada” resultou na prisão em flagrante de Marco A. A. dos S., considerado de altíssima periculosidade, o qual conseguiu empreender fuga quando de sua apresentação em uma audiência de custódia, após ser preso por estupro e roubo na cidade de Goiânia/GO, bem como ser foragido da cadeia pública de Minaçú-GO.

 Ainda encontra-se foragido o nacional Rafael F. F. e a “caçada” permanece no intuito de captura-lo. A Polícia Federal investiga ainda a participação de outras pessoas juntamente aos já presos e identificados nestas e outras ações ocorridas nas últimas semanas. Até o presente momento participaram da operação “caçador”, 25 policiais federais com apoio dos policiais e aeronaves do CAOP (Comando de Operações Aéreas da Polícia Federal), além da Polícia Militar do Estado do Tocantins e a Polícia Civil da cidade de Taguatinga-TO.