O secretário Nacional de Organização do Partido dos Trabalhadores, Florisvaldo Raimundo, veio a Palmas/TO nesta última terça-feira, 19, para reunir-se como membros da legenda e debater o projeto eleitoral do partido para as eleições deste ano no Estado e na capital.
Nos bastidores, entretanto, a informação passada por membros do partido é de que a visita do dirigente nacional teria tido o intuito de dissuadir o deputado estadual José Roberto Forzani de disputar a Prefeitura de Palmas, visando um apoio do partido ao ex-prefeito Raul Filho, que é pré-candidato ao Paço Municipal pelo Partido da República, comandado no Estado pelo senador Vicentinho Alves.
O apoio do partido ao republicando faria parte de uma possível articulação para garantir no Senado o voto do senador Vicentinho Alves contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff, segundo informações de bastidores.
O deputado Zé Roberto, entretanto, afirmou durante visita ao Conexão Tocantins na manhã desta última terça-feira, que pretende ir para a disputa e não vê possibilidade de desistência de sua candidatura.
A Convenção Municipal para legitimar a candidatura do petista ao paço municipal está marcada para acontecer nesta próxima quinta-feira, 21, às 16 horas, na Câmara de Vereadores de Palmas.
Em entrevista ao Conexão Tocantins, o secretário Nacional de Organização do PT disse que a articulação de voto no Senado não passa por ele. “Não tenho nenhuma ação sobre isso. Assim como estão procurando todos os senadores que estão propensos a votar contra o golpe que está em curso contra o País, acredito que tenha um grupo fazendo isso no Senado. A minha discussão é mais interna do PT. Faço reflexão com dirigentes municipais e estaduais sobre o processo eleitoral. Não temos nada de impositivo nisso. A gente faz uma leitura de cenário, de possibilidades”, afirmou Florisvaldo.
Sobre a possibilidade de apoiar outro candidato na capital o dirigente, entretanto, foi claro: “Nós estamos discutindo o cenário e tende a evoluir. Se a gente puder contar com o voto do senador é obvio que isso tem impacto. Se a gente contar com o voto do senador contra o golpe tem impacto e abre diálogo”, frisou.
Outras especulações
A especulação da retirada da candidatura do petista Zé Roberto vem na esteira de outra informação na imprensa dando conta de um possível apoio da ex-ministra da Agricultura do governo Dilma Rousseff, senadora Kátia Abreu (PMDB), ao Partido da República, na capital, em troca da posição contrária do senador ao impeachment.
Movimentação do Diretório
O diretório do PT na capital esteve movimentado durante todo o dia e contou com a presença de militantes além dos dirigentes George Brito e Júlio César Brasil, presidentes metropolitano e regional do PT respectivamente. Também passaram por lá a secretária estadual de Cidadania e Justiça do Governo do Tocantins, Gleidy Braga e o suplente de senador Donizeti Nogueira.
Senador
O Conexão Tocantins tentou contato com o senador Vicentinho Alves e foi informado por sua assessoria de imprensa que o senador está viajando pelo interior do Estado e volta apenas no domingo. Segundo a assessoria, até o momento a posição do senador é favorável ao impeachment.