Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Devolver Palmas para os palmenses. Esta foi a frase mais usada por aliados do presidente metropolitano do Partido da República, Raul Filho, durante a convenção realizada na noite desta sexta-feira, 5, em frente à Assembleia Legislativa, que homologou o nome do republicano à prefeitura da capital, tendo como vice o vereador João Campos (PSC).

O mote do que deverá ser a campanha de Raul Filho foi dado pelo ex-governador Siqueira Campos, que foi recebido no evento com muitos aplausos, sob o som da tradicional canção Flor de Girassol. “Não queremos mais [na prefeitura] um homem que mete a mão no bolso do povo, tornando cada vez mais difícil a vida da nossa gente”, disparou o líder político, ao declarar apoio ao republicano.

Para Siqueira, Raul Filho é o melhor candidato a prefeito da capital, por conhecer a realidade da população, sobretudo a dos mais humildes, ao contrário do atual gestor. “Palmas não pode ficar nas mãos de quem não ama nem o povo nem a cidade”, concluiu.

O discurso mais contundente, porém, foi o da senadora Kátia Abreu (PMDB). Para a ex-ministra da Agricultura, o povo não suporta mais a carga tributária praticada na capital. “O auto custo de vida em Palmas não é culpa dos empresários. Ela é decorrente dos impostos, pois temos uma das cargas tributárias mais altas do país”.

Ao defender a candidatura de Raul, a peemedebista disse que ele respeita a inteligência dos palmenses, ao contrário “do outro”, que se sente mais inteligente que todo o mundo. “Aqui não tem bobo, o povo de Palmas é inteligente, ao contrário do que ele pensa”, criticou.

Surpresa

Foi a presença da até então pré-candidata a prefeita, deputada estadual Luana Ribeiro (PDT), que anunciou apoio à candidatura de Raul Filho. Em seu discurso, a pedetista afirmou que lutará com todas as forças para que Palmas seja devolvida aos palmenses. “Aprendi com meu pai [o senador João Ribeiro] que a gente não deve fazer as coisas pela metade. Por isso, Raul, e venho de corpo e alma”.

Governo justo 

Em seu discurso, Raul Filho defendeu um “governo justo” para a capital tocantinense. Porém, ao contrário da maioria de seus aliados, o republicano evitou críticas diretas à atual gestão. Mas garantiu que, chegando ao Paço Municipal, “a cidade será governada do térreo, no antigo prédio da prefeitura, não do oitavo andar”, como acontece atualmente.

Em síntese, o candidato defendeu a necessidade de humanizar a gestão pública da capital, já que as cidades existem por causa das pessoas, e não o contrário.

Elegível

Em relação ao imbróglio jurídico envolvendo seu nome, Raul tranquilizou os convencionais. “Isso é fato, mas eu confio na Justiça. Não serei penalizado por um crime que não cometi, vamos sair vitoriosos. Prova disso são os líderes políticos presentes neste palanque”.

Presentes

Além das autoridades já citadas, marcaram presença na convenção o senador Vicentinho Alves (PR), os deputados federais Carlos Gaguim (PTN), Professora Dorinha (DEM), Irajá Abreu (PSD) e Vicentinho Junior (PR); o presidente do PSC e da Assembleia Legislativa, Osires Damaso; o ex-deputado federal e presidente regional do PDT, Angelo Agnolim, o presidente estadual do PPL, Abraão Lima; do PTdoB, Bruno Gaguim; o prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade (PR); o comunicador Marcão Poggio, a ex-vice-prefeita Mariza Sales, o ex-governador Raimundo Boi, ex-vereadora Warner Pires, entre outros líderes políticos. (Matéria atualizada às 14h49min de 07/08/16)