As comunidades quilombolas, Mumbuca e Boa Esperança, participaram no último sábado, 22, do encontro de avaliação do Manejo Integrado do Fogo (MIF), na região. Além dos comunitários e de agente do MIF, a avaliação foi acompanhada pelos servidores do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) que atuam no Parque Estadual do Jalapão (PEJ), com a participação de inspetores, brigadista e guarda-parques.
Durante a reunião foram avaliadas as ações do manejo em 2016 e na oportunidade, os comunitários puderam relatar suas experiências, discutir a percepção dos impactos do fogo e indicar as melhorias para o próximo ano.
De acordo com informações da equipe técnica do PEJ, as comunidades se mostraram satisfeitas e motivadas com as ações do MIF. Segundo os técnicos, os comunitários relataram que já foi possível observar a redução dos incêndios florestais na região, com o apoio recebido na realização de suas queimas e eles esperam que continue esse trabalho em parceria.
Para a agente do MIF, Aislane Lisboa Marques, o encontro permitiu compreender como as ações estão sendo vistas pela comunidade. “O encontro foi o ponto de partida para que seja iniciado o planejamento dos próximos passos. Muitas áreas já foram identificadas como prioritárias para serem manejadas em 2017”, comentou.