Sete deputados e quatro senadores atenderam convite da Confederação Nacional de Município (CNM), e compareceram a almoço com prefeitos eleitos. O encontro dos gestores do Norte e do Centro-Oeste, com os parlamentares das duas regiões, ocorreu nesta terça-feira, 25 de outubro, durante o Seminário Novos Gestores.
O evento foi promovido pela Confederação. A entidade convocou todos os parlamentares federais para estreitar a relação com os prefeitos e para manifestarem apoio às reivindicações municipalistas. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, tem alertado para a importância desse diálogo para que as proposições dos Municípios sejam deliberadas tanto na Câmara dos Deputados como no Senado Federal.
Compareceram à agenda, os seguintes parlamentares, por Estado:
* Acre: deputada Jéssica Sales (PMDB);
* Amapá: deputado André Abdon (PP);
* Mato Grosso: senador Cidinho Santos e os deputados Valtenir Pereira (PMDB) e Fábio Garcia (PSB);
* Mato Grosso do Sul: senador Pedro Chaves (PSC);
* Pará: deputados Arnaldo Jordy (PPS) e Júlia Marinho (PSC);
* Roraima: senador Valdir Raupp (PMDB); e
* Tocantins: senador Vicentinho Alves (PR) e deputada professora Dorinha Rezende (DEM).
No geral, os representantes do Parlamento se colocaram à disposição dos prefeitos para auxiliá-los em suas necessidades. Como fez a deputada professora Dorinha, que reconheceu a busca da comunidade pela Prefeitura como primeira estância para atendimento de suas necessidades e a concentração de recursos na mão da União, enquanto as demandas ficam com poder público local. “A responsabilidade e o peso sobre os Municípios é maior e algumas medidas que o governo federal vem tomando, em termos de debate, pesam para os municípios”, apontou a parlamentar.
Apoio
A deputada Júlia Marinho falou do atual momento de dificuldade enfrentado pelo país, mas também destacou o objetivo de contribuir, somar e apoiar as administrações municipais. Junto com a representante do Acre, a deputada Jéssica Sales parabenizou a atuação da CNM no Congresso e na realização do Seminário, que viabilizou o encontro de parlamentares com os prefeitos eleitos.
O senador Cidinho Santos, mencionou sua atuação no movimento municipalista e no Senado Federal para garantir a votação do projeto que amplia a lista de serviços tributáveis e possibilita a justa participação e distribuição da arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS), incidente nas operações de cartões de débito e crédito, leasing, planos de saúde e construção civil. Ainda no contexto do ISS, o senador Raupp garantiu que se houver vontade politica é possível aprovar a matéria na Casa ainda este ano. O deputado Hildo Rocha do (PMDB-MA) também passou pelo evento.