Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Marcos Filho Técnicos reuniram-se com as equipes da Prefeitura e pretendem fazer parceria na gestão do terminal para o ingresso de novas companhias aéreas Técnicos reuniram-se com as equipes da Prefeitura e pretendem fazer parceria na gestão do terminal para o ingresso de novas companhias aéreas

A equipe técnica da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) esteve em Araguaína para inspecionar o aeroporto e fazer levantamentos sobre a viabilidade de melhorias para o aeroporto da cidade. Na manhã de ontem, a equipe foi recebida por representantes das secretarias municipais de Planejamento, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Captação de Recursos, Fazenda e ASTT, que apresentaram os projetos de ampliação e melhorias do terminal, além de dados sobre a demanda reprimida e o potencial econômico da região.

O objetivo da missão da Infraero é a abertura de novos voos e realizar as melhorias necessárias para o ingresso de novas companhias aéreas. “Ficamos impressionados com a riqueza da região, que cresce na contramão da economia. Mas apesar desse potencial econômico, o aeroporto hoje está com algumas restrições que impedem ou limitam o acréscimo de algumas companhias aéreas ou novas operações”, explicou o superintendente de aeroportos, Paulo Eduardo Cavalcante.

Os técnicos falaram sobre as de exigência da regulação, como plano diretor, plano básico de Zona de Proteção de Aeródromos e segurança operacional.

Parceria na gestão

Ao final da reunião, o superintendente falou sobre os encaminhamentos seguintes à visita técnica. “Vamos fazer esse estudo, tentar mostrar um planejamento a curto, médio e longo prazo e elencar ações que podem ser feitas de imediato, com nenhum ou pouco investimento, para viabilizar operações de porte maior”, ressaltou.

A Infraero apresentará ainda um pacote completo de serviços que poderão ser prestados ao Município, que apontará quais serão assumidos pelo poder público municipal e quais deverão ser geridos pela própria Infraero. No pacote constará também a proposta de investimentos que poderão ser feitos pela empresa.

“Nosso prefeito está engajado, porque realmente é uma necessidade regional, não só uma necessidade do município. Estamos à disposição e vamos adiantar o que for possível para dar andamento a essas ações”, pontuou o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Ângelo Marzola Júnior.

Projeto de revitalização

O prefeito Ronaldo Dimas esteve em reunião na semana no Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Na ocasião, ficou definido que o município enviará até 6 de outubro o Termo de Cooperação para análise da assessoria jurídica do Ministério. 

Enquanto o documento passa pela análise, o Município prepara a licitação para a elaboração dos projetos executivos. A previsão é de que a assinatura do termo ocorra até o final de outubro.