Com o objetivo de promover as manifestações artísticas e culturais, por meio da vivência e disseminação do conhecimento, a Associação de Mulheres Artesãs e Empreendedoras (Amae) realiza o 3° Encontro de Arte e Cultura de Lajeado. Aberto oficialmente na noite desta quinta-feira, 23, o evento se estende até o próximo sábado, 25, no Centro de Artesanato Poeta José Gomes Sobrinho, em Lajeado do Tocantins (a 54 Km de Palmas).
Nesta edição, o encontro tem como tema central o “Turismo Sustentável, Ecológico e Arqueológico”. A presidente da Amae, Maria das Graças Gomes Monteiro, destacou que a iniciativa de realizar o encontro partiu do desejo de promover uma reflexão e um debate sobre a arte e a cultura, proporcionar a vivência cultural e despertar na comunidade o interesse em lidar com a arte com respeito, desejo de preservação e, sobretudo, para fortalecer o sentimento de pertencimento.
Na solenidade de abertura, a superintendente de Desenvolvimento da Cultura do Estado, Noraney de Fátima Fernandes de Castro, enfatizou a importância deste espaço de diálogo acerca da cultura. "Nestes espaços que temos a oportunidade de construir conceitos e também de descontruir outros, e é isso que promove o fortalecimento de um povo", destacou, reforçando o papel crucial desempenhado pelos agentes culturais, artesãos e demais envolvidos com a cultura em prol do desenvolvimento econômico e social do município.
Riqueza cultura e turística
O município de Lajeado abriga o Sítio Arqueológico da Serra, onde é possível ver painéis com inscrições rupestres. Essas inscrições foram incorporadas ao artesanato local, produzido à base de cerâmica. Lajeado também possui atrativos turísticos naturais como cachoeiras, rios, grutas, balneários e mirantes.
O evento é destinado a toda a comunidade de Lajeado, mas também, busca atrair o interesse dos municípios do entorno. A programação conta com palestras, oficinas, apresentações culturais, shows e gastronomia local, além da exposição de artefatos arqueológicos líticos e cerâmicos, extraídos da região. Hoje, estes artefatos estão sob a responsabilidade do Núcleo Tocantinense de Arqueologia da Universidade Estadual do Tocantins (Nuta/Unitins), em Porto Nacional e, conforme destacou a presidente da Amae, serão expostos pela segunda vez em Lajeado. "O nosso proposito é que essa exposição pudesse alcançar os municípios vizinhos tais como Miracema, Tocantínia, Aparecida do Rio Negro e Palmas, uma vez que em toda essa região tem a arte rupestre", destacou.
Apoio
O evento é uma realização da Associação de Mulheres Artesãs Empreendedoras de Lajeado (Amae), com apoio do Sebrae, da prefeitura municipal e da Investico, assim como do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e do Núcleo Tocantinense de Arqueologia da Universidade Estadual do Tocantins (Nuta/Unitins).
Programação
Dia 24
8h30 - Apresentação musical com os alunos do Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência.
8h30 - Oficina de decoupagem com material reciclável.
9h30 - Palestra: Ecologia do Cerrado.
10h30 - Palestra: Conhecendo a APA Serra do Lajeado.
14h - Mesa redonda: Turismo Sustentável, Ecológico e Arqueológico.
16h - Oficina de Bonecas.
17h - Apresentação musical.
19h - Palestra: Empreendedorismo.
20h - Quadrilha Junina Incendeia.
21h - Lançamento de CD Gospel.
22h - Apresentação artística.
Dia 25
9h - Apresentação de dança indígena Xerente.
9h30 - Oficinas de cosméticos e produtos de limpeza com aromas do Cerrado.
10h30 - Oficina de modelagem.
14h - Palestra: Histórias da Pedreira.