Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Rogério Ramos

A Missa de Ramos realizada no Centro de Vivência Ambiental, na Serra do Estrondo, nesse domingo, 25, marcou a abertura da programação da Semana Santa em Paraíso. Como parte da tradição da cidade, a celebração reuniu fiéis de todas as idades, que também participaram de uma procissão, que saiu da Igreja Divino Espírito Santo, no Setor Serrano II, se dirigindo as escadarias da Serra.

Como é de costume, os fiéis, portando ramos de árvores ou galhos de palmeiras, revivendo a entrada de Jesus em Jerusalém, percorreram o trajeto da procissão entoando cânticos litúrgicos. Ao chegarem ao Centro de Vivência, participaram da Missa, celebrada pelo Padre Sidney Martins, da Paróquia São José Operário.

Os participantes acordaram bem cedo para participarem da celebração da Missa de Ramos, que tem significado especial no calendário Cristão. “Para nós Cristãos, a Semana Santa tem um importante significado, pois estamos demonstrando nossa fé e esperança na ressurreição de Jesus”, pontua a professora Rosemar Coelho Moares, que há vários anos participa desta celebração.

O Padre Sidney Martins, que é pároco da Paróquia São José Operário, ressaltou que a Semana Santa é um momento de reflexão.  “Tudo o que meditamos durante a Semana Santa é de fato a pregação do amor, da paz e da fraternidade, sendo esse um momento oportuno de refletirmos e convertemos para uma vida de amor e de paz”, explica.

O Padre fala ainda da importância do Poder Público apoiar a realização de eventos relacionados à fé e tradição do povo, “Aqui em Paraíso podemos contar com o apoio da gestão municipal para manter viva essa tradição que se iniciou desde a origem da cidade, com a subida à Serra do Estrondo. Precisamos preservar e de fato guardar a fé do povo, que transforma a sociedade para melhor”, ressalta.

O vice-prefeito/secretário de Desenvolvimento Econômico, Celso Morais reforça que além da Missa de Ramos, a Prefeitura de Paraíso do Tocantins, em parceria com o Sebrae-TO e apoio das Comunidades Cristãs, promoverá diferentes ações nesta Semana Santa “Estamos felizes com a presença de cada um e já deixamos o convite para participar de toda a programação, que se iniciou hoje e se estenderá por toda a semana, como a subida à Serra do Estrondo, encenação da Via Sacra, Corrida da Aleluia, dentre outros”, acrescenta.

Também presente na celebração da Missa de Ramos, o prefeito Moisés Avelino afirmou que a gestão pública procura, através destas ações, manter viva as tradições da cidade. “Na Semana Santa a Prefeitura participa de todos os eventos, colaborando no que é possível. Nosso incentivo é para que as pessoas participem, mantenham viva a tradição religiosa e se conscientizem da importância da serra para todos”, finaliza o gestor.

A programação da Semana Santa em Paraíso seguirá com na quarta-feira no alto da Serra do Estrondo, com a participação das Igrejas Evangélicas. Já na quinta-feira, acontece a tradicional subida à Serra do Estrondo. Na Sexta-Feira da Paixão acontecerá encenação da Via Sacra, próximo a Igreja Matriz do Centro, e no sábado pela manhã, a segunda edição da Corrida da Aleluia, com trajeto que vai do Portal da Serra à Capela de Santa Cruz.