Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

As técnicas podem ser aplicadas na produção para o próprio consumo, e para comercialização dos produtos produzido

As técnicas podem ser aplicadas na produção para o próprio consumo, e para comercialização dos produtos produzido Foto: Divulgação

Foto: Divulgação As técnicas podem ser aplicadas na produção para o próprio consumo, e para comercialização dos produtos produzido As técnicas podem ser aplicadas na produção para o próprio consumo, e para comercialização dos produtos produzido

Trabalhadoras e produtoras rurais do município de Gurupi participaram essa semana do curso de "Trabalhador na Produção de Doces, Compotas e Frutos Cristalizados". O curso foi promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), em parceria com Sindicato Rural de Gurupi, entidade administrada pelo seu presidente João Batista de Oliveira Neto.

O curso, é  realizado através de aulas práticas e teóricas, são abordados temas como higiene do manipulador, dos utensílios e do ambiente, microbiologia de alimentos, tecnologia adequada à fabricação de compotas, rotulagem, embalagens adequadas a cada tipo de produto e conservação dos produtos.

Além disso, as alunas aprendem a tecnologia de fabricação de frutas cristalizadas, objetivando melhorar a qualidade e a eficiência na produção caseira de doces e compotas. Passando assim também por todas as etapas do processo, como valor nutricional dos alimentos, seleção dos frutos, equipamentos, pesagem, preparo até a comercialização. As técnicas podem ser aplicadas na produção para o próprio consumo, e para comercialização dos produtos produzidos, uma vez que o mercado está cada vez mais competitivo.

"No final, as alunas estarão aptas a produzir os doces para consumo próprio ou vendê-los", comentou a instrutora Patrícia de Oliveira Ribeiro. Segundo ela, os fabricantes de doces caseiros que produzem com qualidade têm mercado garantindo, e essa capacitação tem o poder de aumentar as perspectivas de renda da família ”, declarou a instrutora.  

De acordo com o presidente da FAET/SENAR, Paulo Carneiro, essa capacitação tem o poder de aumentar as perspectivas de renda e, consequentemente, contribuir para a qualidade de vida dos trabalhadores. “Os alunos que tem a oportunidade de participar dos nossos treinamentos, ficam encantados porque sempre chegam com uma visão micro do curso e depois descobrem que aprenderam além das expectativas, como desenvolver conhecimentos referentes a custos, comercialização e negociação de produtos e matéria prima em comum, visando a otimização dos recursos de produção, esse é o nosso principal objetivo das nossas capacitações, comentou o presidente.