Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica para a Eleição Suplementar, juiz de Direito Marcelo Faccioni, dará posse aos membros na manhã dessa quarta-feira (09/05), no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), às 9h30. A solenidade é pública e poderá ser acompanhada pelos profissionais da imprensa, candidatos e representantes das coligações e partidos.

Com a instalação da Comissão, a Justiça Eleitoral do Tocantins antecipa em cinco dias os trabalhos, tendo em vista que o calendário para a Eleição Suplementar, Resolução 405, traz o dia 14/5, segunda-feira, como último dia para a instalação. Com isso o TRE-TO amplia a publicidade a todas as ações relacionadas às auditorias das urnas eletrônicas, mostrando à sociedade a segurança com que são realizados os procedimentos de apuração do voto eletrônico.

Composição

O pleno do TRE-TO aprovou por unanimidade a indicação dos nomes para compor a Comissão durante sessão ordinária, realizada na última quinta-feira (02/5). Os membros serão os servidores da Justiça Eleitoral do Tocantins, Valdenir Borges Júnior e Fernando Jorge Ebrahim, da Secretaria de Tecnologia da Informação. Maria Zita Vilela e Aimone Bandeira, da Secretaria Judiciária e Gestão da Informação. Kathiene Pimentel e Elizângela Dias, da Secretaria de Gestão de Pessoas. Josué Batista e Ivana Leão, da Corregedoria Regional Eleitoral e um representante do Ministério Público.

Auditoria da Votação Eletrônica

A auditoria da votação eletrônica está entre os diversos mecanismos criados pela Justiça Eleitoral para comprovar a confiabilidade do sistema eletrônico de votação. O procedimento visa mostrar para a sociedade que a urna eletrônica utilizada no Brasil é realmente segura. A ação ocorre no mesmo dia e horário das eleições e conta com a participação do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil e de representantes dos partidos políticos, além de ser aberta à imprensa e à sociedade civil.