Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Lucas Nascimento

Foto: Lucas Nascimento

Os mesários que não tiveram a oportunidade de participar do treinamento no decorrer dessa semana, estão recebendo as orientações sobre a Eleição Suplementar neste sábado (26/5) e domingo (27/5), na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins. A maioria dos participantes mora e trabalha em Palmas, mas votam em outras cidades do Estado, onde irão trabalhar nas eleição.

A primeira turma recebeu informações sobre a atuação do mesário, legislação, ética e atendimento ao eleitor. A funcionária pública Laylha Alves Moraes é eleitora de Miracema e participa pela terceira vez como mesária. “Não tenho como me deslocar até Miranorte durante a semana devido ao trabalho, então, optei por fazer o treinamento neste fim de semana”, explicou.

Já o servidor público Murilo Ribeiro Brito vota em Caseara e irá trabalhar como mesário na referida cidade. “Não pude me deslocar até a cidade por conta da greve que afetou o abastecimento de combustível, então, aproveitei a oportunidade e me inscrevi para fazer o treinamento no sábado. Mais uma opção que me ajudou bastante”, elogiou.

O treinamento dos mesários de outras cidades continua neste domingo, na sede do TRE-TO, oportunizando assim o repasse de informações a todas as pessoas que irão atuar nas Eleições Suplementares 2018.

Benefícios e regras

O serviço prestado pelo mesário não gera remuneração, mas dá direito a auxílio-alimentação e a dois dias de folga, no serviço público ou privado, para cada dia de convocação. Também é considerado critério de desempate em concursos públicos, desde que previsto em edital.

Caso o mesário não possa comparecer, ele deverá enviar uma justificativa ao juiz eleitoral responsável até cinco dias após a convocação. Se os impedimentos surgirem depois desse prazo, haverá tolerância, quando comprovada a justificativa.

Para quem não se manifestar até o dia da eleição e não comparecer em data e hora marcadas, o prazo para apresentar justa causa ao juiz eleitoral será de 30 dias. Caso contrário, o mesário ficará sujeito ao pagamento de multa.