Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

As equipes de servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Tocantins (TRE-TO) e voluntários que vão atuar na eleição suplementar intensificam os trabalhos nesta reta final para este domingo, 3 de junho. A logística da montagem das urnas, layout das seções, distribuição de kits e o transporte do material acontecem nos 139 municípios do Estado.

Em Palmas, sede 29ª Zona Eleitoral, a montagem iniciou hoje pela manhã e vai até a tarde deste sábado em 70 seções eleitorais. Para auxiliar os trabalhos uma equipe com mais de três mil voluntários se desdobra desde a madrugada para preparar 564 seções eleitorais e garantir o voto na Capital do Estado. Neste domingo atuarão em Palmas 1.692 mesários e 1.751 auxiliares para atender cerca de 185.311 eleitores.

“Esse trabalho é realizado para garantir que todas as seções fiquem prontas para o mesário poder trabalhar e atender o eleitor a partir das 8 horas”, explicou o servidor do cartório de Palmas, Michel Leão.

Araguaína

O segundo maior colégio eleitoral do Estado, 1ª ZE de Araguaína, conta com 100.606 eleitores, que votam em 311 seções eleitorais, distribuídas em 47 locais de votação. As seções começam a ser montadas logo mais a partir das 13 horas. “A equipe toda está empenhada para que todos os equipamentos estejam devidamente preparados no dia da eleição”, disse o chefe de cartório da 1ª ZE de Araguaína, Amilton Brasileiro.

Gurupi

Na 2ª Zona Eleitoral de Gurupi, terceiro maior colégio eleitoral do Estado, serão montadas 231 seções, para atender uma média de 65.331 eleitores distribuídos nos municípios de Aliança do Tocantins, Cariri do Tocantins, e Crixás do Tocantins. Uma equipe de 60 pessoas vai auxiliar na montagem e desmontagem dos equipamentos. “Nessa eleição fizemos uma logística diferenciada, dividimos as equipes por atribuições, ou seja, a equipe que monta as seções é a mesma que desmonta. Realizamos treinamento específico para cada uma das equipes, de forma a garantir mais eficiência aos trabalhos”, explicou o chefe de cartório da 2ª ZE, João Martins dos Santos Júnior.