Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação Suspeita-se que o monomotor tenha vindo da fronteira com a Bolívia Suspeita-se que o monomotor tenha vindo da fronteira com a Bolívia

A Polícia Federal, nesta quinta-feira, 12, com o apoio das Polícias Militares de Tocantins, Goiás e Mato Grosso, aprendeu uma aeronave com aproximadamente 300 quilos de cocaína, nas proximidades de Formoso do Araguaia, região sul do Estado.

Após denuncia anônima recebida pela PF, os policiais dos três estados passaram a trocar informações e conseguiram localizar a aeronave num aeroporto improvisado, conhecido na região como campo de aviação ou campo de pouso, na zona rural do município.

Suspeita-se que o monomotor tenha vindo da fronteira com a Bolívia, uma vez que a autonomia desse tipo de aeronave não é muito grande.

Nesta quinta-feira logo cedo o helicóptero e policiais do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer/TO) foi disponibilizado para levar os agentes até Formoso. Outros policiais já estavam na região para fazer o flagrante, uma vez que não era possível precisar nem o dia exato nem o local onde a aeronave pousaria.

Os dois pilotos foram presos em flagrante e conduzidos, junto com a droga, para a sede da PF na capital. Após interrogatório, ambos serão conduzidos à Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP) e ficarão à disposição da Justiça. Eles responderão pelo crime de tráfico internacional de drogas.

Esta é a segunda grande apreensão de cocaína feita em Formoso do Araguaia. Em 2017, foram encontrados outros quase 300 quilos da droga nas proximidades de uma pista de pouso, onde havia uma aeronave. Na época, um homem foi preso por tráfico de drogas suspeito de ter alugado a fazenda para o embarque da droga.