Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Arquivo Seagro Para Marta Barbosa, a participação da instituição no evento é de fundamental Para Marta Barbosa, a participação da instituição no evento é de fundamental

Para conhecer mais e trocar experiências sobre os modos de produção que respeitam e integram os modos de vida de agricultores locais, a sociobiodiversidade, a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), participa nesta semana, 7 a 10, da 1ª Feira Mundial de Produtos da Sociobiodiversidade. A Feira acontece dentro da programação do Fórum Sócio Mundial Belém + 30.

De acordo com a diretora de Sociobiodiversidade da Seagro, Marta Barbosa, a participação da instituição no evento é de fundamental importância para apoiar as comunidades tradicionais do Tocantins que participam do evento: indígenas, quilombolas, mulheres extrativistas e quebradeiras de coco.  “Vamos expor produtos feitos no Tocantins e divulgar nossa cultura, além de participar de momentos de conversas sobre a construção de políticas públicas e apresentar como foram o processo e construção de propostas no Tocantins”, afirmou.

Marta Barbosa explicou que o Tocantins está bem avançado no processo de sociobiodiversidade e que o Governo do Estado vem realizando um trabalho, desde 2008, voltado para construir políticas públicas estaduais, como também nacionais, com ações de fortalecimento à sociobiodiversidade. Ações como a participação em seminários, criação da diretoria e gerência de sociobiodiversidade na Seagro, construção do Plano Plurianual, a construção do Arranjo Produtivo Local (APL) de Babaçu, no Bico do Papagaio, entre outras.

O Fórum Social Mundial (FSM)

É um evento organizado por movimentos sociais de muitos continentes, com objetivo de elaborar alternativas para uma transformação social global e promete reunir representantes de diferentes comunidades tradicionais do Brasil e do mundo.

Participam do evento pesquisadores, acadêmicos e gestores com objetivo de propiciar diálogos interdisciplinares e interculturais sobre a salvaguarda dos recursos naturais e o patrimônio cultural. Serão abordados assuntos como os avanços científicos, éticos e jurídicos ao longo das últimas três décadas e também debater e alertar sobre as atuais ameaças à sociobiodiversidade do planeta.

Durante o evento acontecem exposições dos produtos da biodiversidade, festival intercultural, cultura alimentar e gastronomia e encontro de crianças de todos os povos e etnias, além de minicursos e oficinas.