Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Conselho Consultivo Deliberativo da Área de Proteção Ambiental (APA) Lago de Palmas, unidade de conservação de responsabilidade do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), promoveu nesta quinta-feira, 6, reunião com seus membros no auditório do Naturatins. Na ocasião os participantes discutiram temas como a construção da sede da APA, o andamento do Plano de Manejo da Unidade, demandas espontâneas, além de informes gerais.

O presidente do Naturatins, Marcelo Falcão esteve presente e destacou a importância da parceria com as empresas públicas e privadas, reforçando o apoio dos parceiros. Ele disse que sem o apoio das empresas e entidades seria impossível viabilizar a APA. “O Naturatins vai apoiar em tudo que for necessário para que em breve a APA Lago de Palmas cumpra o seu papel, que é defender, preservar e conservar o meio ambiente, de modo a promover o desenvolvimento sustentável e o equilíbrio ecológico da unidade de conservação”, frisou.

Marcelo Falcão também enfatizou a necessidade da APA Lago de Palmas se tornar uma realidade efetiva, de maneira a integrar ações ambientais com a sociedade. “O Naturatins tem um olhar positivo e se preocupa com os meios para que o Estado viabilize o funcionamento dessa unidade de conservação. Recentemente visitei a APA e a obra da sede da Associação que está em andamento, quando constatei o bom trabalho desenvolvido pelo gestor da unidade”, considerou.

"O representante da Norship, um terminal de armazenagem de combustível, localizado no pátio multimodal da Valec, às margens da Ferrovia Norte-Sul, próximo a APA, Leandro Medina, falou da participação no Manejo Integrado do Fogo (MIF) realizado pelo Naturatins. “Como estamos em uma área que historicamente sofre riscos oriundos de queimadas nas vegetações, nós juntamente com outras empresas da região, agricultores e fazendeiros, unimos forças e recursos para auxilio no Manejo Integrado do Fogo (MIF), coordenado pelo senhor Abel, gestor da APA Lago de Palmas”, contou.

O gestor da APA Lago de Palmas, Abel Cardoso, lembra que a Associação da APA foi criada com a participação da Associação de Homens e Mulheres de Negócios da região de Luzimangues (Adomangues) e servidores do Naturatins fundamentais em todo o processo. “Temos o reconhecimento de instituição de utilidade pública municipal, o que permite a busca de recursos junto aos órgãos públicos municipais, empresas privadas e também com a comunidade”, relatou.

Utilidade Pública

Abel Cardoso falou ainda que está previsto para o próximo ano, que a Associação  consiga o reconhecimento como instituição de utilidade pública estadual. Este status vai facilitar a realização de convênios e captação de recursos em maior volume tanto com o governo estadual, como federal.

“Desde a doação da área para construir a sede da Associação, pela Prefeitura de Porto Nacional, ao projeto arquitetônico e a construção da sede, que está com todo o baldrame pronto, tudo ocorreu por meio de doações. Temos um Termo de Cooperação Técnica com a prefeitura de Porto Nacional, que no futuro vai repassar definitivamente tanto a área, como a sede da Associação para o Naturatins”, esclareceu.