Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Artesanato na Agrotins 2018

Artesanato na Agrotins 2018 Foto: Emerson Silva

Foto: Emerson Silva Artesanato na Agrotins 2018 Artesanato na Agrotins 2018

A coordenadora do setor de Artesanato da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), Núbia Maria Cursino Machado, e a técnica Rosângela Carvalho estarão em Rio Sono e Lizarda nos dias 17 e 18, quarta e quinta, para realizar o cadastramento e atesto de peças de artesãos das duas cidades. Com esta ação, os artistas presentes terão direito a confecção da Carteira Nacional do Artesão, bem como a inserção de dados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab).

“A carteira é o reconhecimento da profissão e dá direito a aposentadoria”, explica Núbia, lembrando que, entre outras vantagens, o cadastro no Sicab é um dos critérios para a participação em feiras fora do Estado e cursos ofertados pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

No primeiro dia, o trabalho será realizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Rio Sono, onde os integrantes da Associação dos Artesãos de Rio Sono receberão orientações sobre o Sicab e emissão da carteira e apresentarão suas peças para atesto. A entidade é presidida pela artesã Sandra Aparecida Baldasso dos Santos.

Em Lizarda, na quinta-feira, 18, o encontro será realizado na residência da presidente da Associação de Artesãos da cidade, Denise Alves Batista.

Para ter seus dados inseridos no Sicab, em como emitir a Carteira Nacional, o artesão deve ter mais de 16 anos, apresentar foto 3x4 recente, cópias e originais do RG e CPF, comprovante de residência e pelo menos duas peças artesanais.

A Carteira Nacional do Artesão tem validade de quatro anos, é emitida gratuitamente e seu uso é obrigatório em todos os eventos de divulgação, promoção e comercialização do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).