Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Empregos e Serviços

No terceiro trimestre do ano, o setor do turismo registrou crescimento positivo de empregos no Tocantins, com saldo de 57 vagas (diferença entre demissões e contratações). No mesmo período do ano passado, esse resultado havia ficado em 73 vagas. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com base em informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Os segmentos que mais empregaram no mês de setembro foram os ramos de Hospedagem e Alimentação e Agente de Viagens. “Analisando os segmentos desse setor, pudemos ver que o setor de Restaurantes e similares no Tocantins é o que mais vem empregando nos últimos meses, ou seja, se existe aumento de vagas, há uma demanda crescente, o que nos faz acreditar que haverá maior receita para este segmento”, analisa a assessora econômica da Fecomércio, Fabiane Cappellesso.

Para o presidente do Sistema Fecomércio, Itelvino Pisoni, o setor de turismo tende a crescer cada vez mais no Estado. “O Tocantins é um grande expoente no cenário turístico nacional. Além disso, nosso conselho empresarial de turismo vem elencando demandas para que esse setor tenha ainda mais visibilidade e investimentos”, disse.

A evolução do emprego sofreu queda nos meses de julho (-28), mas obteve resultados favoráveis em agosto (80) e setembro (5). Ao todo, os registros do terceiro trimestre apontam que existem 9.159 vagas ocupadas no setor do Turismo no Tocantins.