Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação/PMTO

Na manhã desta segunda-feira, 12, a major Denice Santiago, coordenadora da Patrulha Maria da Penha do Estado da Bahia, ministrou as disciplinas de “Ferramentas/instrumentos de controle e proteção na prevenção e enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher” e “Técnica policial militar na perspectiva da Patrulha Maria da Penha”, na Academia de Polícia Militar Tiradentes.

As aulas fazem parte do Curso Nacional Patrulha Maria da Penha promovido por meio da parceria entre a Polícia Militar do Tocantins e o Ministério da Segurança Pública, que iniciou no dia 05 e vai até dia 14 de novembro do corrente ano.

A instrutora convidada se tornou uma referência nacional no que tange este tipo de policiamento no seu Estado e traz um pouco da experiência adquirida a fim de melhorar o atendimento policial militar nestas ocorrências referenciadas.

Segundo a major Denice Santiago, a Ronda Maria da Penha é na maioria uma forma de conceder às vítimas de violência uma força de segurança direcionada para suas necessidades, assim dando-as coragem de romper o ciclo de violência.

“Capacitar é um caminho, uma solução e uma possibilidade, onde as forças serão tecnicamente equipadas e preparadas para as situações de violência”, ressalta a major.

O curso que está em sua 7ª edição, visa habilitar multiplicadores, integrantes do sistema de segurança pública, sobre os conhecimentos necessários para o enfrentamento (prevenção e combate) da violência doméstica e familiar contra mulher. Com a conclusão do mesmo os participantes “multiplicadores”, poderão compartilhar seus conhecimentos com integrantes de suas unidades operacionais para implementação nas ações e estratégias de enfrentamento da violência contra a mulher.

A capacitação apresenta uma carga horária de 120 h/a sendo 60 h/a no formato presencial e outras 60 h/a no formato de ensino a distância.