Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Novembro é um mês onde iniciam-se o pagamento do 13º salário, as contratações temporárias, o Black Friday e as vendas de natal. Por isso, a economia tende a se movimentar, aumentando assim o índice de confiança do empresário do comércio, conforme aponta a pesquisa realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins. No mês de novembro, o índice geral da ICEC registrou 118,3 pontos, 4 pontos a mais que o mês anterior.

Quando comparado ao mesmo período do ano passado o aumento é ainda maior, alcançando 10,1 pontos, resultando em uma variação positiva de 9,3%.

O cenário positivo pode ser atribuído principalmente pela expectativa dos entrevistados para os próximos meses, como explica o presidente do Sistema Fecomércio, Itelvino Pisoni. “Ao analisarmos a pesquisa fica claro que os maiores porcentuais se encontram nas expectativas futuras dos empresários para itens como economia, comércio e sua empresa, ou seja, os empresários são otimistas quando o foco está apontado para os próximos meses”.

Sobre as expectativas, a pesquisa revela que 83,5% acreditam que a economia irá melhorar, 89,1% que o comércio melhorará e 94,3% que sua empresa também terá melhoria. Já sobre as condições atuais desses itens, a realidade é menos animadora. Do total de entrevistados, 63,8% afirmaram que a economia piorou e 54,9% que o setor do comércio obteve uma piora, por outro lado, 60,5% disseram que sentiram melhoria em sua empresa no período.

Na mesma pesquisa foi ainda levantado que 55,7% pretendem aumentar um pouco o número de colaboradores de sua empresa e 37,9% irão investir um pouco mais em sua empresa. 68,1% consideram seus estoques adequados.