Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Elias Oliveira/Governo do Tocantins Professor Felipe contou que a proposta da dança e promover reflexões e aprendizagens Professor Felipe contou que a proposta da dança e promover reflexões e aprendizagens
  • Por meio da dança, alunos aprendem valores para a vida

Despertar habilidades e adquirir conhecimento sobre o mundo e si mesmo é a proposta do professor Luiz Felipe Souza (Zen Art), que atua no Colégio Estadual São José, com oficinas e aulas de artes. Ele ajudou a criar a Cia de Artes MundArt, que em apenas um mês de criação já realizou nove apresentações e uma delas no Festival de Artes das Escolas (Faes) promovido pela Prefeitura de Palmas.

Foi no grupo de dança que os alunos deram um novo sentido à vida, descobriram talentos, que nem sabiam que tinha, como afirma a estudante Railene Soares, 17 anos. “Gostei tanto de dançar que parece que renasci. Minha mãe até veio conversar comigo, disse que eu estava diferente. A dança me transformou, aprendi a ser mais humilde e mais determinada”, contou.

A dança floresceu no Colégio São José depois que a auxiliar de biblioteca, Wédna da Cunha Alves, conheceu o professor de Artes, Luiz Felipe Souza, e o convidou para uma apresentação de dança na escola. Desse dia em diante, o professor Felipe passou a ser voluntário na unidade escolar. Ele reuniu os estudantes que gostariam de dançar e logo formou a Cia de Dança MundArt.

O estudante Lucas Daniel, 16 anos, fala de suas percepções sobre a dança. “Vai além dos movimentos, aprendemos a viver melhor, a observar valores e a nos sentirmos mais felizes”, disse.

Os alunos gostaram tanto da dança que estão solicitando à equipe gestora da escola que organize atividades de artes no período de férias. O professor Felipe revela que pretende trabalhar com um universo maior de alunos e inserir, na escola, aulas ou oficinas de música, de circo e de teatro.

O que torna a Cia MundArt diferente é o respeito entre os componentes e no início de cada apresentação ou ensaio, meditam para acalmar a mente, para reduzir o estresse, a ansiedade e a aprenderem a ter foco, objetivos e metas.

Educar com arte

O professor Felipe, nasceu em São Paulo, trabalha há 18 anos, com artes, em instituições de ensino e em entidades sociais. Para ele, a arte é apenas um meio para se aprender e compreender a vida, a sociedade e o meio onde vive. “O nosso lema é aprender a aprender, devemos estar abertos para o conhecimento”, destacou.

Sistema de geladeiras

Esse grupo de alunos está em constante processo de aprendizagens e de avaliações. “Se eles faltarem a aulas, se tirarem notas baixas, ficarão na ‘geladeira’, isto é, não participarão das apresentações”, revelou o professor.

Com a dança, os estudantes aprendem a se relacionarem melhor com os colegas, a vivenciarem novos sentimentos, como satisfação, alegrias, superação, cooperação e companheirismo. Eles também passaram a gostar mais da escola.

Proemi

O Colégio Estadual São José desenvolve o Programa Ensino Médio Inovador (Proemi), por meio do qual, a instituição de ensino oferece atividades extracurriculares. Neste ano, o destaque foram as aulas ministradas no cursinho, de matemática, de língua portuguesa e de ciências, ministradas no contraturno, para atender aos alunos matriculados na 3ª série do ensino médio que estão em preiteando vagas nas universidades.

A coordenadora pedagógica Zoelia Tavares de Castro, responsável pelo Proemi, explicou que a dança trabalha, principalmente, o protagonismo juvenil. “Ficamos muito felizes e empolgados com o resultado do grupo de dança, principalmente, pelo empenho dos alunos”, contou.

Estamos propondo realizar nesse período de férias, o projeto escola aberta, com a oferta de oficinas de artes para alunos, professores e comunidade. “Também poderemos fazer rodas de leitura, como forma de aproximar as pessoas da biblioteca”, ressaltou professora Zoelia.

Por meio do Proemi, firmamos uma parceria com a Universidade Católica e os nossos alunos participaram de uma oficina de gerenciamento de projetos e de criação de soft para androides. Outra atividade promovida pela escola, neste ano, foi a visita dos alunos aos laboratórios de aulas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

A escola desenvolve com a parceria da Universidade Federal do Tocantins, um projeto de empoderamento das jovens, para que elas estejam mais preparadas para lidar com situações de violência, de assédio. “O importante é essas alunas saberem fazer escolhas, e em situações que represente perigo, saber que poderá buscar ajuda em locais específicos”, esclareceu a professora Zoelia.