A senadora Katia Abreu (PDT) se reuniu neste sábado, 12, no Rio de Janeiro, com Joaquim Levi, presidente do BNDES e ex-ministro da Fazenda. No encontro, trataram da infraestrutura da região do Matopiba, que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, com destaque para a construção da BR-235 e custos da operação da Ferrovia Norte-Sul.
Após o encontro, Kátia demonstrou entusiamo com o interesse de Levi quanto a viabilidade de financiamento da BR-235 pelo BNDES, num custo aproximado de R$ 400 milhões para a obra dos trechos entre o sul do Estado do Piauí até a cidade de Pedro Afonso, no Tocantins; e de lá ate o Pará, passando por Araguacema. "Joaquim Levi entende a importância dessa rodovia e vê total possibilidade de financia-la. Esta estrada é também uma prioridade do governador Mauro Carlesse”, informou Kátia Abreu .
Senadora Kátia Abreu informou que, sobre a Ferrovia Norte-Sul, ela e o presidente do BNDES entendem que os custos de operação da ferrovia estão muito altos. "Praticamente o preço do transporte por caminhão, o que não justifica os investimentos", diz a senadora.
Trecho Palmas/Anápolis
A licitação para operação da Ferrovia Norte-Sul, trecho Palmas/TO até Anápolis/GO foi outro tema do encontro entre Katia Abreu e Joaquim Levi.
Ela explicou que, além disso, o presidente do BNDES entende que a construção de braços da ferrovia buscando produção para a Norte-Sul são fundamentais.