Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Secretária Adriana Aguiar durante encontro no BNDES para alinhamentos acerca da implantação do projeto

Secretária Adriana Aguiar durante encontro no BNDES para alinhamentos acerca da implantação do projeto Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Secretária Adriana Aguiar durante encontro no BNDES para alinhamentos acerca da implantação do projeto Secretária Adriana Aguiar durante encontro no BNDES para alinhamentos acerca da implantação do projeto

A equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) iniciou o ano de 2019 com mais uma importante missão: implantar, no Tocantins, projeto que levará tecnologia às escolas públicas das redes estadual e municipal de Araguaína e Gurupi. Trata-se do projeto contemplado na Chamada Pública BNDES “Educação Conectada”, realizada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Por meio desta chamada, o Estado garantiu o montante de R$ 3.514.543,00, oriundos do fundo não reembolsável do BNDES para a educação, a serem investidos em 76 unidades de ensino, nos dois municípios.

Nesta semana, em reunião realizada na sede da Seduc, a Diretoria de Educação da Pasta socializou com os diversos setores que estarão envolvidos na implantação do projeto as informações e direcionamentos do BNDES, repassadas em reunião realizada entre os dias 16 e 18 de janeiro, na sede da instituição, no Rio de Janeiro, quando estiveram reunidos representantes dos seis estados selecionados nesta primeira fase de investimentos do projeto. Do Tocantins, participaram a gestora da Seduc, Adriana Aguiar, e a diretora de Educação, Larissa Ribeiro. Na oportunidade foram trabalhadas as quatro dimensões do projeto: visão, formação, recursos educacionais digitais (REDs) e infraestrutura. O BNDES também repassou orientações e alinhamentos para a aplicação dos investimentos.

“Este projeto vem ao encontro de uma premissa da gestão estadual: o fortalecimento do regime de cooperação entre Estado e municípios, que compreendemos como fundamental para o desenvolvimento do Tocantins. Estou certa de que conquistaremos grande elevação no nível de escolaridade, a partir de sua implementação”, apontou Adriana Aguiar.

Já na Seduc, os servidores darão seguimento aos trabalhos para garantir o lançamento do programa em meados de fevereiro. Inicialmente, o projeto contemplará 50% das escolas municipais e 100% das escolas estaduais de Araguaína e Gurupi.

Sobre o programa

O Programa é desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação (MEC), na intenção de fomentar o uso da tecnologia como ferramenta pedagógica nas escolas públicas de educação básica, testando modelos e criando oportunidades de aprendizado nas diferentes realidades brasileiras. O Tocantins foi contemplado após ser sorteado por meio de Chamada Pública do BNDES. Na ocasião, foram recebidos projetos de 26 unidades federativas e sorteado apenas um estado de cada região do País.

O contrato de aplicação dos recursos, firmado entre o Estado e o BNDES, foi assinado pelo governador Mauro Carlesse no dia 18 de dezembro.  Os recursos serão destinados à formação de professores qualificados em Tecnologias da Informação e Comunicação Educacionais (TIC), aquisição de equipamentos de informática e desenvolvimento de atividades pedagógicas mediadas por tecnologias. O projeto será executado por um período de dois anos no Tocantins.