A equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) iniciou o ano de 2019 com mais uma importante missão: implantar, no Tocantins, projeto que levará tecnologia às escolas públicas das redes estadual e municipal de Araguaína e Gurupi. Trata-se do projeto contemplado na Chamada Pública BNDES “Educação Conectada”, realizada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Por meio desta chamada, o Estado garantiu o montante de R$ 3.514.543,00, oriundos do fundo não reembolsável do BNDES para a educação, a serem investidos em 76 unidades de ensino, nos dois municípios.
Nesta semana, em reunião realizada na sede da Seduc, a Diretoria de Educação da Pasta socializou com os diversos setores que estarão envolvidos na implantação do projeto as informações e direcionamentos do BNDES, repassadas em reunião realizada entre os dias 16 e 18 de janeiro, na sede da instituição, no Rio de Janeiro, quando estiveram reunidos representantes dos seis estados selecionados nesta primeira fase de investimentos do projeto. Do Tocantins, participaram a gestora da Seduc, Adriana Aguiar, e a diretora de Educação, Larissa Ribeiro. Na oportunidade foram trabalhadas as quatro dimensões do projeto: visão, formação, recursos educacionais digitais (REDs) e infraestrutura. O BNDES também repassou orientações e alinhamentos para a aplicação dos investimentos.
“Este projeto vem ao encontro de uma premissa da gestão estadual: o fortalecimento do regime de cooperação entre Estado e municípios, que compreendemos como fundamental para o desenvolvimento do Tocantins. Estou certa de que conquistaremos grande elevação no nível de escolaridade, a partir de sua implementação”, apontou Adriana Aguiar.
Já na Seduc, os servidores darão seguimento aos trabalhos para garantir o lançamento do programa em meados de fevereiro. Inicialmente, o projeto contemplará 50% das escolas municipais e 100% das escolas estaduais de Araguaína e Gurupi.
Sobre o programa
O Programa é desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação (MEC), na intenção de fomentar o uso da tecnologia como ferramenta pedagógica nas escolas públicas de educação básica, testando modelos e criando oportunidades de aprendizado nas diferentes realidades brasileiras. O Tocantins foi contemplado após ser sorteado por meio de Chamada Pública do BNDES. Na ocasião, foram recebidos projetos de 26 unidades federativas e sorteado apenas um estado de cada região do País.
O contrato de aplicação dos recursos, firmado entre o Estado e o BNDES, foi assinado pelo governador Mauro Carlesse no dia 18 de dezembro. Os recursos serão destinados à formação de professores qualificados em Tecnologias da Informação e Comunicação Educacionais (TIC), aquisição de equipamentos de informática e desenvolvimento de atividades pedagógicas mediadas por tecnologias. O projeto será executado por um período de dois anos no Tocantins.