Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD III) retornará ao atendimento normal a partir da próxima segunda-feira, 11. De acordo com a gerente de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Dhieine Caminski, durante esta semana, 4 a 8 de fevereiro, a equipe do Caps AD III está focada no acolhimento, redefinindo os planos de cuidado e projetos terapêuticos para os usuários.

Nos últimos dias 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro, os profissionais que atuam no serviço reestruturam os protocolos de tratamento aos usuários. “Os próprios profissionais entenderam que era o momento planejar para melhorar os atendimentos prestados e com essa nova estrutura de tratamento teremos a implantação de 75 grupos por semana, tratando e reinserindo os usuários à vida cotidiana”, destaca Dhieine Caminski.

Com a nova redefinição, as etapas do tratamento serão da seguinte forma:

Etapa 1 - O usuário estará em avaliação e ambientação à proposta de tratamento no Caps AD III por no mínimo dois meses;

Etapa 2 - Com média de seis meses de duração, esta etapa tem como foco os objetivos de tratamento, onde os profissionais estarão em constante avaliação do progresso terapêutico de todos, através de encontros semanais e mensais com todos os usuários do serviço;

Etapa 3 - A reinserção social, comunitária, cultural, educacional será o foco durante três meses para aqueles usuários que estão em processo de alta e necessitam de apoio no resgate da autonomia junto ao seu novo projeto de vida.

Funcionamento

O Caps AD III funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana e realiza acolhimento inicial de segunda a segunda das 7 às 18 horas. Entretanto, a programação focada na adolescência se mantém às quartas-feiras no período vespertino.

O Centro de Atenção Psicossocial está localizado na Quadra Arno 12 (antiga 105 Norte), Alameda dos Jatobás, N° 87, ao lado da Paróquia São Judas Tadeu.