Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Fotos feitas por um morador de Palmas/TO e divulgadas nas redes sociais mostram o que parece ser uma erosão no aterro da ponte Fernando Henrique Cardoso entre Palmas e Luzimangues. As imagens mostram que a tela de contenção as pedras que seguram o aterro parecem ter desabado. Um buraco está se formando no local.

O autor das fotos diz que as imagens foram feitas na segunda vazante do aterro, mas, segundo ele, há vários pontos de rompimento da contenção até o vão principal da ponte sobre o lago. “Esse aí que tirei é o mais crítico, está quase chegando no asfalto e acho que se não tomarem uma providência rápida não vai mais de 3 meses para esse aterro erodir”, disse.

O morador, que não se identifica nas mensagens, também diz que já publicou as fotos em redes sociais e enviou para a Investco, empresa responsável pela Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães em Lajeado e que forma o lago de Palmas. “A Investco disse que quem é responsável por isso aí é o governo”.

O Conexão Tocantins perguntou à Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) sobre a manutenção da ponte e o que será feito no caso dos pontos que apresentam sinais de erosão, como nas fotos enviadas. A resposta do órgão foi de que a manutenção Ponte Fernando Henrique Cardoso é feita de forma periódica, “conforme programação da Residência Rodoviária de Paraíso”, mas não menciona com que frequência essa manutenção é realizada.

A nota da agência diz também que “uma equipe de engenharia foi designada para avaliar os danos no local, essa avaliação deve ser concluída ainda esta semana e por enquanto não foram constatados danos à estrutura”.