Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Com a medida, o governo quita o vencimento de cerca de 4,1 mil professores contratados

Com a medida, o governo quita o vencimento de cerca de 4,1 mil professores contratados Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira Com a medida, o governo quita o vencimento de cerca de 4,1 mil professores contratados Com a medida, o governo quita o vencimento de cerca de 4,1 mil professores contratados

O Governo do Tocantins liberou nesta sexta-feira, 12, o pagamento dos vencimentos dos professores contratados que estão em atividade nas escolas da rede estadual. Ao todo, cerca de R$ 30 milhões foram disponibilizados nas contas dos mais de 4,1 mil funcionários que tiveram os termos de contratos liberados no final do mês de março.

De acordo com o superintendente de Gestão de Pessoas da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), Luciano Gomes, os salários desses servidores constam em folha complementar e já estão disponíveis para saque. “Realizamos o pagamento dos profissionais da educação que tinham vínculo com o Estado até dezembro de 2018 e que estão em atuação desde o dia quatro de fevereiro”, pontuou.

Os servidores, conforme o superintendente, receberam os vencimentos relativos aos meses de fevereiro e março.

Otimização

A novidade, neste ano, foi a sistematização do fluxo para o cadastro dos servidores que receberam os respectivos termos nas unidades escolares em que atuam. Com este sistema, as Regionais conseguiram aproveitar os dados dos profissionais, que já estavam em atividade até dezembro de 2018, para a elaboração dos termos de contrato.

O objetivo do Governo foi desburocratizar os procedimentos, por meio da adoção do modelo de processo digital, para reduzir o tempo que os servidores levavam do ato de contratação até o ingresso na folha de pagamento. O objetivo de reduzir em até 50% do prazo para elaboração dos termos de contrato foi cumprido, o que possibilitou o pagamento dentro do período estipulado.

Outras categorias

Para os demais servidores que desenvolveram atividades entre os meses de fevereiro e março, a planilha de cálculo para a liberação dos pagamentos está pronta. Atualmente, o processo está em fase de inclusão de dados dos servidores para a execução do pagamento que será realizado de forma indenizatória, com expectativa de liberação até o final de abril.