Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Fernando Rios

Como acontece há 59 anos, peregrinos de Paraíso do Tocantins e de outras localidades participaram da tradicional subida a Serra do Estrondo, que teve início na noite dessa quinta-feira, dia 18 e seguiu ao longo da madrugada desta Sexta-Feira da Paixão, dia 19. O evento de fé foi promovido pela Prefeitura de Paraíso, em parceria com o Sebrae/TO e apoio das Paróquias locais.

Ao chegar ao alto da Serra, seja a pé pela íngreme subida da trilha ou com veículos automotivos pela estrada, os fiéis participaram de diversas atividades que tiveram início às 18h, com a realização de louvor e apresentações teatrais, com a participação de crianças. Quem chegou ao topo às 19h30 teve a oportunidade de participar da Missa da Ceia do Senhor e do lava-pés, presidida pelo Pároco da Paróquia São José Operário, Padre Walteir Magalhães. A programação finalizou às 7h com a via sacra, totalizando 13h de evento.

Além da parte religiosa, o alto da Serra do Estrondo também dispunha de uma movimentada praça de alimentação, com diversos estandes e opções de alimentos.

Outra atração é a bela vista da cidade, que deixa os visitantes maravilhados, como a ex-vereadora Hilma Mascarenhas, que parabenizou a organização do evento. “O evento é muito lindo e muito bem organizado e me deixou encantada! Os moradores de Paraíso são privilegiados, pois uma vista como esta não se tem em outros lugares”, ressalta. O jornalista Elvecino Benício, que com frequência sobe a Serra do Estrondo também destacou as belezas do local. “Nossa Capela está reformada e a Serra linda e preservada! convido todo mundo a conhecer este lugar sagrado, que é o pulmão de Paraíso”, enfatiza.

O prefeito em Exercício de Paraíso, Celso Morais, acompanhou a programação. Celso agradeceu aos parceiros que contribuíram para o sucesso de mais uma Subida a Serra. “Agradecemos ao Sebrae e a Paróquia São José Operário pela parceria e a população de Paraíso que sempre se faz presente. Estamos felizes com o sucesso deste, que é um evento que nos dá gosto de participar e contribuir para sua realização”, enfatiza Celso.

Parceiro no evento, o Sebrae esteve representado na oportunidade pela gerente regional no Vale do Araguaia, Sirlene Martins, que enalteceu a parceria com o município. “Este tipo de parceria sempre trás bons resultados, como estamos vendo hoje, os pequenos negócios atuando, tendo visibilidade e prática de gestão. Estamos profissionalizando este tipo de turismo que pode dar muito retorno ao município”, comemora.

A programação da Semana Santa em Paraíso do Tocantins segue nesta sexta-feira, às 19h, com a Procissão e Via Sacra com a Encenação da Paixão e Morte de Cristo. No sábado, dia 20, será realizada mais uma edição da Corrida Ecológica da Aleluia, com largada às 7h, saindo do Portal da Serra do Estrondo, na TO-080.