Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Mesmo com uma queda de aproximadamente 11,8% na área plantada, a produção de feijão cores deve crescer 102,6% na safra 2018/19 em Tocantins, saindo de uma colheita de 3,8 mil toneladas para 7,7 mil toneladas, impulsionado pela produtividade da leguminosa, que deverá registrar um incremento superior a 128% em comparação a 2017/18. É o que mostra o 9º Levantamento de Grãos, divulgado na última terça-feira (11) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O resultado positivo será confirmado com a colheita da 3ª safra do produto, na qual se espera um aumento de mais de 226% na produção, com uma colheita que pode chegar a 6,2 mil toneladas. Nas outras duas safras do feijão plantadas neste ano no estado, a queda na área resultou em uma menor produção, mesmo com a boa produtividade. Já na terceira colheita, espera-se que a área plantada tenha um aumento de 142,9%, chegando a 1,7 mil hectares, além de um melhor desempenho na produtividade, alavancando a colheita da leguminosa.

Outro destaque no estado é a produção de milho, que pode chegar a 1,1 milhão de toneladas, volume 43,9% superior ao registrado no exercício passado. As boas condições de plantio, com clima favorável, impulsionaram a produtividade do cereal e os agricultores locais também destinaram uma maior área para o cultivo do cereal.

Saiba mais informações sobre a safra no Tocantins e nos demais estados no Brasil pelo Boletim do 9º Levantamento, divulgado no site da Companhia.