Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação Segundo Ducineia Lacerda, para combater o inchaço e retenção de líquido, o ideal é garantir o bom funcionamento do organismo Segundo Ducineia Lacerda, para combater o inchaço e retenção de líquido, o ideal é garantir o bom funcionamento do organismo

Quem sofre com inchaço e retenção de líquidos sabe bem que é na temporada de calor que os sintomas se intensificam. De acordo com a fisioterapeuta dermato funcional, esteticista e terapeuta naturista, Ducineia Lacerda, a explicação é simples: “No calor, os vasos sanguíneos se dilatam para ajudar o corpo a resfriar. Com isso, os líquidos que ficam nos vasos acabam saindo e se alojando no espaço entre as células, causando o inchaço, geralmente em partes mais extremas como pernas, pés e tornozelo”, diz ela.

A especialista ressalta que para combater o inchaço e a retenção de líquido, o ideal é garantir o bom funcionamento do organismo com a manutenção de uma alimentação saudável, prática constante de exercícios físicos, consumo de líquidos (pelo menos 2 litros por dia) e redução do estresse. “Quanto mais estressados estamos, mais iremos produzir a aldosterona, um hormônio que contribui com o aumento da retenção”, disse.

De acordo com a profissional, existem tratamentos estéticos capazes de remover as toxinas do corpo e ajuda a acelerar o metabolismo, melhorando a fluidez do líquido nos tecidos. A drenagem linfática é um dos tratamentos indicados.

Popularmente conhecida pelos seus benefícios estéticos, a técnica de massagem tem por objetivo estimular o sistema linfático, uma rede complexa de vasos que movem fluidos pelo corpo a trabalhar de forma mais acelerada.

Entre os principais benefícios estão: a redução do inchaço, a ativação da circulação e gânglios; o combate à celulite; a eliminação de toxinas retidas no organismo; a aceleração do metabolismo; a melhora do sistema imunitário e promoção do relaxamento tecidual. “O procedimento pode ser realizado tanto no corpo, quanto no rosto, a depender da necessidade de cada paciente”, explicou.

O procedimento não é invasivo e é feito com a intenção de remover o excesso de líquido acumulado entre as células. “Com essa estimulação, ocorre o aumento do metabolismo no local, o que ocasiona a diminuição do inchaço o que pode contribuir muito com a melhora de diversos problemas, inclusive da celulite”, destacou a profissional.

Retenção de líquidos pode refletir na balança

Ducineia também explicou que a retenção de líquido pode refletir no ganho de peso. “Em apenas um dia é possível ganhar de um a dois quilos apenas de líquidos retidos pelo organismo. Por isso outro tratamento também é a desintoxicação corporal”, orientou.

Segundo ela, o processo de desintoxicação corporal expulsa resíduos e toxinas e contribui com a melhora do metabolismo e com o combate ao inchaço. Existem diversos métodos detox, mas a profissional, ao longo de anos de estudos e experiências no âmbito da estética, desenvolveu seu próprio. “ Trata-se do Método de Desintoxicação Corporal By Ducineia Lacerda, ele envolve várias terapias, que associadas, melhoram o aspecto da pele, aceleram o metabolismo, reduzem o inchaço e as medidas, auxiliam nos processos de emagrecimento, diminuem as toxinas retidas no corpo e a paciente chega a perder de 400 gramas a 2,5 quilos em apenas uma sessão”, frisou.

A profissional alerta que todo procedimento deve ser realizado de acordo com a necessidade individual de cada paciente e após uma consulta e uma avaliação prévia, pois apesar de todas as vantagens, os procedimentos têm algumas restrições. “ Pessoas que possuem risco vascular, como insuficiência cardíaca, câncer, trombose ou hipertensão descompensada não devem fazer o procedimento, assim como aquelas com alguma infecção, já que há risco das células infecciosas caírem no sistema linfático e se espalharem pelo corpo. Em relação as grávidas, existe apenas a restrição nos três primeiros meses de gestação, depois disso, elas podem fazer a drenagem linfática, mas sempre com prescrição médica”, finalizou a fisioterapeuta.