Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Mariah Soares Família Unida com técnicos da Seagro em entrega de diagnóstico Família Unida com técnicos da Seagro em entrega de diagnóstico

A família de Rocine Pereira de Freitas, em Rio dos Bois, é um exemplo de caso de sucesso do Crédito Fundiário. Guiado pelo sonho de viver da própria produção e na casa própria, o pequeno produtor há 13 anos aderiu ao programa e desde então recebe da Seagro acompanhamento e monitoramento das ações.

O primeiro passo foi criar a Associação Família Unida. Nome sugestivo já que todas as pessoas da comunidade são da mesma família. Rocine Pereira de Freitas e o irmão, Joaquim Pereira de Freitas,  compraram 250 hectares de terra com o financiamento do Crédito Fundiário. “Depois construímos nossas casas e tudo foi se multiplicando. Hoje nossa vida é de fartura e felicidade”, agradece Rocine Pereira de Freitas.

No local vivem oito famílias, todas são do núcleo familiar de Rocine Pereira de Freitas. Eles cultivam mandioca, arroz, feijão, banana, hortaliças e criam algumas cabeças de gado, suínos e ovinos. A venda da farinha de mandioca, principal fonte de renda das famílias, gera em torno de R$ 80 mil anualmente.

Este mês, equipes técnicas da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagro) concluíram o trabalho de monitoramento na comunidade e entregaram para os moradores o Diagnóstico Rural Participativo (DRP). O documento faz parte do acompanhamento  e contém levantamento completo sobre as demandas e os avanços que a comunidade conquistou ao longo do processo de contratação de empréstimo junto ao Crédito Fundiário. Assim, os técnicos podem comparar o antes e o agora da realidade local.

De acordo com a técnica Lucélia Sousa Dias, o diagnóstico tem “o objetivo de levantar a realidade social, econômica e ambiental dos projetos financiados pelo Crédito Fundiário, bem como obter dados que possibilitem a revitalização das unidades produtivas, com a finalidade de promover a produção, a geração de emprego e renda, buscando melhorar a organização das famílias de agricultores familiares no Tocantins”, explicou.

Lucélia Sousa Dias, que faz parte da equipe que acompanha a comunidade em Rios dos Bois diz que a Associação Família Unida é um caso de sucesso. “Eles cumpriram todos os requisitos exigidos pelo programa e é visível a melhoria na qualidade de vida das famílias da  comunidade”, ressaltou.

Concluída essa etapa, a Seagro convida o prefeito local para fortelecer a parceria com a comunidade. Durante a entrega do diagnóstico em Rio dos Bois, foi firmada parceria com as prefeituras de Tabocão e Rio dos Bois, para a recuperação das estradas vicinais e construção de bueiros e pontes de acesso à comunidade.

Crédito Fundiário

Ação do governo federal, o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) é executado de forma descentralizada com os governos estaduais. No Tocantins, é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro).

Com recursos do Crédito Fundiário, famílias da agricultura familiar no Tocantins estão melhorando a qualidade de vida com acesso à terra e investimentos básicos e produtivos, permitindo a compra de títulos definitivos de pequenas propriedade com recursos do programa.

Outros projetos

Nos últimos dois meses, técnicos da Seagro entregaram Diagnóstico Rural Participativo para associações nos municípios: Araguatins; Aguiarnópolis; Wanderlândia; Novo Jardim; Almas; Pindorama e Porto Nacional. 

De acordo com o diretor de Desenvolvimento Agrário e Crédito Fundiário da Seagro Geilson Barbosa Silveira, atualmente 30 associações de produtores familiares são acompanhadas por meio do Diagnóstico Rural Participativo.