Com o agronegócio liderando a economia do País, a qualificação neste setor é fundamental em um mercado de trabalho cada dia mais exigente. Nesse sentido, o Senar tem dado uma contribuição valiosa para a preparação profissional de jovens que tem interesse nesse setor, como o “Curso Técnico em Agronegócio”.
O Curso Técnico em Agronegócio tem duração de dois anos e garante o certificado formal de nível técnico. Os polos no Tocantins estão distribuídos nas cidades de: Aliança, Araguaçu, Araguatins, Araguaína, Almas, Gurupi e Palmas.
Lais Aichá é uma das alunas do polo de Almas, que se forma no final desse ano. Para ela, o agronegócio é uma porta para o futuro: “Minha paixão pelo campo vem desde minha infância, o que me levou a escolher o curso técnico em agronegócio, vendo nele uma oportunidade grande para meu crescimento”.
Segundo ela, o agronegócio é uma área que tem crescido muito em sua região: “ Optei pelo curso do Senar por sua seriedade, pelo apoio que dá ao homem do campo e por sua abordagem da propriedade rural como uma empresa, rentável e lucrativa. O Senar trabalha para que o jovem permaneça no campo, ao invés de sair para as grandes cidades.”, comentou.
Lançado em 2015 no estado, o curso é totalmente gratuito e voltado para a realidade do campo, em termos de conteúdo e formatação. Tanto que adotou a modalidade semi-presencial, para facilitar o acesso dos alunos.
Em seu depoimento a aluna elogia a excelência do material e conteúdo, o que lhe dá uma visão bem prática do agronegócio: “Aprendemos muito sobre gestão, sobre como gerir e administrar uma empresa rural, aprendemos contabilidade rural porque muitas vezes os pequenos produtores desistem dessa atividade por não saber conduzir essa área.”, finalizou.