Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Regiane Rocha

Foto: Regiane Rocha

Localizada na região de Taquaruçu Grande, em Palmas/TO, será inaugurada nesse sábado, 3, às 8h30, a Escola de Tempo Integral (ETI) Agroecológica Fidêncio Bogo. Concebida para aliar as matérias do currículo regular com o ensino e divulgação de práticas agroecológicas, a mais recente ETI do município traz uma série de equipamentos diferenciados cujo objetivo é levar o aluno à reflexão acerca da temática ambiental e adquirir ferramentas de intervenção positiva junto ao meio ambiente.

Resultado da parceria entre a Prefeitura de Palmas e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a ETI Fidêncio Bogo tem uma proposta pedagógica voltada à qualificação profissional dos alunos, com ênfase no empreendedorismo agroecológico e turismo rural. Está instalada em uma área de seis mil metros quadrados doados pela Arquidiocese de Palmas, dos quais mil metros quadrados são às margens do Ribeirão Taquarussu Grande, destinados à preservação permanente.

A escola nasceu com vocação comunitária. Sua importância já foi identificada pela comunidade, que teve efetiva participação na concretização do projeto por intermédio da Associação de Moradores Água Doce, que poderá usufruir das instalações, sobretudo para dar continuidade às ações socioambientais que já são desenvolvidas na localidade.

Cientes de que a proposta da escola requer demonstrações e atividades práticas com os alunos, a equipe técnica da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e os gestores investiram no que são consideradas inovações pedagógicas, a exemplo do sistema de criação de peixes em tanque, o cultivo agroecológico e a criação de abelhas nativas sem ferrão. O abastecimento de energia da escola é feito pelo sistema de geração fotovoltaica local.

A criação de peixes é uma tecnologia integrada para produção de alimentos, aproveitando a recirculação de nutrientes e água para uso na irrigação e adubação das hortas. O tanque instalado na ETI Fidêncio Bogo tem 4,40 metros de diâmetro e um raio de 2,20 metros, e foi construído com a participação dos alunos da rede municipal com materiais reaproveitados, como papelão e estacas de eucalipto.  No tanque foram soltos 15 alevinos para povoamento, que servirão tanto como objetos de estudo como alimento aos alunos.

Sistema Agro Florestal (SAF) implantado na escola é outra técnica que alia conhecimento à produção real. A ideia é apresentar a inclusão permanente e cooperação entre espécies frutíferas e árvores nativas de grande porte para produção de alimentos e sem agressão ao meio ambiente. As frutíferas do tipo goiaba, caju, açaí, acerola, pitanga, bananeiras, além de hortaliças e tubérculos, interagem com espécies originárias da região.

Tema de grande importância, a preservação das abelhas nativas sem ferrão é tema do currículo da escola. A meliponicultura, que é a criação das abelhas sem ferrão, é divulgada e incentivada nas propriedades rurais como uma opção de renda e também como meio de preservar os essenciais polinizadores que a natureza provém. São 30 caixas instaladas na área de preservação permanente com espécies nativas como tiúba, uruçu amarela, marmelada e jataí, destinadas à educação ambiental e produção de mel.

Professor pioneiro de Palmas

Fidêncio Bogo nasceu em 12 de maio de 1931, em Rio do Oeste, Santa Catarina. É neto de italianos e filho de colonos. Aos 23 anos, sagrou-se sacerdote em São Manuel, interior paulista. Em 1962-3, dirigiu o Ginásio Euclides da Cunha, em Boa Vista, Roraima, de onde seguiu para Roma a fim de pós graduar-se em Filosofia na Pontifícia Universidade Urbaniana.

Em 1967 retorna ao Brasil, já com planos de abandonar a vida religiosa, o que realizou em 1968, em sua terra natal, com a devida autorização pontifícia. Em 1970, acontece o casamento e a mudança para o norte do Paraná, Jandaia do Sul, onde foi secretário da Faculdade de Filosofia local e, de 1973 a 1975, professor da Faculdade de Filosofia de Mandaguari. Em 1976, mudou-se para Natividade, com a mulher e as duas filhas (a terceira é tocantinense de Porto Nacional). Foi diretor de três colégios, em Natividade e em Porto Nacional. Em 1985, muda-se para Porto Nacional, a fim de lecionar na recém-criada Faculdade de Filosofia do Norte Goiano (Fafing).

Foi membro do Conselho Estadual de Educação durante onze anos; membro da Comissão de Implantação da Unitins – Universidade do Tocantins, como autarquia em Miracema, de 1991 a 1993; Presidente do Conselho Municipal de Educação de Palmas de 1998 a 2000. Foi o primeiro professor da Ulbra de Palmas (1993). É membro, desde o início, da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Palmense de Letras. Recebeu o título de Cidadão Nativitano, Cidadão Palmense e Cidadão Tocantinense.

A esposa de Fidêncio Bogo (in memorian) , Iria Bogo afirma que toda a família ficou muito feliz e agradecida pela lembrança do nome de seu marido para batizar a escola e pelo reconhecimento ao seu legado. “Eu considero que é uma homenagem merecida, pois ele trabalhou muito pela educação do Tocantins. Tenho certeza que ele iria aprovar com louvor a temática desta escola, pois era um apaixonado e defensor da natureza”, considera.

A jornalista Val Rodrigues é filha de criação de Fidêncio. Ela afirma que “além do olhar de que a educação de qualidade deve ser para todos, o amor ao próximo e a simplicidade são bens inapagáveis das memórias que guardamos do professor Fidêncio. Por amor ao próximo ele me acolheu junto a sua família quando eu era criança e garantiu que eu tivesse boa educação”.