Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Seagro

Foto: Seagro

Representando o Tocantins, o secretário de Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), César Halum, participou nesta última terça-feira, 13, em Castro (Paraná), da abertura oficial da Agroleite - evento voltado a todas as fases da cadeia do leite. 

Na oportunidade, o gestor destacou a importância da participação do Tocantins no evento que gera possibilidades de investidores se instalarem no Estado. “A Agroleite é maior feira de leite do Brasil, instalada numa região que é a maior produtora de leite do país. Encontramos produtores que um só produz 24 mil litros de leite por dia, mas como fazer isso no Tocantins? O primeiro passo é ter um rebanho com características produtoras de leite, alimentação adequada e manejo adequado para esses animais. Entendemos que o melhor caminho é levar para o Tocantins,  uma empresa de melhoramento genético de alta qualidade e que tenha a genética de gado leiteiro de alto padrão de produção”, argumentou o secretário.

Ainda de acordo o gestor da Seagro, o Tocantins tem um crescimento muito grande no agronegócio, mas em alguns segmentos a produção precisa ser melhorada. “O leite é um desses exemplos. Nós produzimos em média dois litros de leite por animal, o que é muito pouco. Tiramos leite de vaca nelore, isso é muito ruim para nós em termos de garantir o abastecimento”, ressaltou.

No dia 11, em Ponta Grossa, o secretário conheceu o Centro de Biotecnologia e Reprodução Animal (Cescage génetica) que atua na produção de sêmen e embriões in vitro de bovinos, bubalinos, ovinos e caprinos e pesquisa a produção de embriões in vivo de ovinos e caprinos.

“Nós acertamos todos os detalhes para que a empresa Cescage genética se instale no Tocantins para atuar na transferência de embriões de gado leiteiro. O objetivo é colocar o nosso rebanho com qualidade de produção de leite e isso vai certamente aumentar a nossa produção. A gente sai daqui com a missão cumprida e bem sucedida”, antecipou  César Halum.

No Paraná, o secretário tambem buscou contato para investimento em outras áreas. “Tivemos contato também com outras empresas de outros segmentos que querem produzir piscicultura no Tocantins e iniciar o trabalho de pesquisa de mercado para se instalarem no Tocantins. O Paraná é o maior produtor de peixe do Brasil, mas aqui o frio limita muito a produção e o Tocantins tem temperatura agradável aos peixes durante todo o ano, então é outra grande possibilidade que vamos levar,” enfatizou César Halum.

O secretário da Seagro conclui a agenda de compromissos após visitar Cabareí, Ponta Grossa e Castro.