A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (25) a Operação “Carotenóides”, visando desarticular organização criminosa voltada a prática do crime de lavagem de dinheiro por meio da utilização de “laranjas” para registro de bens móveis e imóveis, com objetivo de dissimular ou ocultar a origem ilícita dos recursos.
Aproximadamente 12 policiais cumprem dois Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Temporária, todos expedidos pela 4ª Vara Federal de Palmas/TO, nas cidades de Natividade/TO e Imperatriz/MA.
A investigação teve início com o desdobramento da operação “Reis do Gado”, deflagrada pela Polícia Federal em novembro de 2016.
A ação de hoje visa aprofundar as investigações, tendo como foco o escalão intermediário da organização criminosa, composto pelos investigados que figuraram como interpostas pessoas nos registros de veículos, assim como procuradores e intermediadores na negociação de fazendas, participando ativamente no processo de lavagem do dinheiro ilícito.
O nome da operação faz referência aos apelidos utilizados pelas interpostas pessoas.