Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Faleceu na madrugada desta quarta-feira, 25, em Goiânia/GO, aos 75 anos, em decorrência de complicações de um câncer na bexiga, o desembargador aposentado José Liberato Costa Póvoa.

Liberato que é natural de Dianópolis, e exerceu cargos de destaque no Tocantins onde ocupou a vice-presidência e presidência do Tribunal de Justiça, oportunidade na qual chegou a assumir função de governador do Tocantins. Ele também foi corregedor de justiça, professor de direito internacional na Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) e membro fundador da Academia de Letras Jurídicas do Tocantins e das Academias Tocantinense e Dianopolina de Letras.

Nas últimas eleições de 2018, Liberato chegou a concorrer a uma vaga de deputado federal em Goiás.

O velório acontece a partir das 14 horas no Jardim das Palmeiras e o sepultamento será às 10 horas dessa quinta-feira, 26, em Goiânia.

Confira abaixo as notas de pesar:

Governador do Estado

Recebi com pesar a notícia do falecimento do desembargador aposentado, Liberato Costa Póvoa, ocorrido neste dia 25, em Goiânia. 

Como integrante do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, o desembargador Liberato Póvoa  ocupou cargos de destaque como o de Presidente, Vice-Presidente e Corregedor-Geral da Justiça; além de ter sido Professor de Direito Internacional na então Fundação Universidade do Tocantins (Unitins); e também membro fundador da Academia de Letras Jurídicas do Estado do Tocantins. 

Rogo a Deus para que conforte familiares e amigos neste momento de grande comoção.

Mauro Carlesse 

Governador do Estado do Tocantins

-----------------------------------------------------------------------

Presidente da Assembleia Legislativa

É com profundo sentimento de pesar que recebi a notícia do falecimento do desembargador Liberato Póvoa. Rogo a Deus que o receba em seus braços e conforte os corações de seus amigos e familiares.

Deputado Antonio Andrade - Presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins. 

-----------------------------------------------------------------------

Deputado Federal Vicentinho Júnior

Manifesto o nosso profundo pesar pelo falecimento do  desembargador Liberato Póvoa. 

Tocantinense, natural de Dianópolis,  o jurista se notabilizou pela competência e seriedade deixando um legado de relevantes serviços aos tocantinenses. Já exerceu a função de governador do Tocantins e foi membro fundador da Academia Tocantinense de Letras.

Lamentamos o seu falecimento e nos solidarizamos com os filhos, familiares e amigos.

Deputado federal Vicentinho Júnior e família

------------------------------------------------------------------------

Prefeitura de Dianópolis 

Com profundo pesar a Prefeitura de Dianópolis recebeu a notícia do falecimento do Desembargador aposentado do estado do Tocantins, José Liberato Póvoa, ocorrido nesta quarta-feira, 25, em Goiânia (GO).

Aos 75 anos, Liberato que é natural de Dianópolis, deixa um legado de trabalho, profissionalismo, comprometimento e justiça. Exerceu vários cargos de destaque dentro do estado, dentre eles a presidência e vice-presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins, corregedoria da Justiça, presidiu todas as principais Comissões Permanentes, foi professor de direito internacional na Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), membro fundador da Academia de Letras Jurídicas do Tocantins e das Academias Tocantinense e Dianopolina de Letras.

Escritor nacionalmente conhecido, deixa um legado para a literatura brasileira com excelentes obras que fazem parte de editais de vestibulares nos estados de Goiás e Tocantins. Motivo de orgulho para os dianopolinos, Liberato deixa seu legado com relevantes serviços prestados ao povo tocantinense, sendo exemplo também para o estado de Goiás, onde chegou a concorrer à vaga de deputado federal em 2018.

A Prefeitura de Dianópolis lamenta profundamente o falecimento deste cidadão dianopolino ilustre e decreta luto oficial por três dias. Rogamos a Deus o conforto aos familiares e amigos neste momento de tristeza e saudade.

O velório acontece a partir das 14h desta quarta-feira, no Jardim das Palmeiras e o sepultamento está marcado para às 10h desta quinta-feira, 26, em Goiânia.

Dianópolis TO, 25 de Dezembro de 2019. 

------------------------------------------------------------------------

Deputado Estadual Olyntho Neto

É com profunda tristeza que recebemos a notícia do  falecimento do desembargador Liberato Póvoa, neste dia 25 de dezembro. Tocantinense, natural de Dianópolis, o jurista competente que exerceu sua profissão com seriedade deixando um legado de relevantes serviços aos tocantinenses. Já exerceu a função de governador do Tocantins e foi membro fundador da Academia Tocantinense de Letras.Toda solidariedade aos familiares e amigos, que Deus, possa consolar a sua família e amigos.

Deputado Olyntho e família.

------------------------------------------------------------------------

Prefeitura de Paraíso do Tocantins 

O prefeito Moisés Avelino manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do desembargador aposentado Liberato Póvoa. Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares ratificando nosso voto de pesar pela grande perda e agradecimentos à dedicação e trabalho prestado ao Tocantins.

------------------------------------------------------------------------

Ministério Público

O Ministério Público do Tocantins manifesta pesar pelo falecimento do desembargador aposentado Liberto Póvoa ocorrido, na madrugada desta quarta-feira, 25. Liberato era da cidade de Dianópolis, tinha 75 anos de idade e lutava contra um câncer na bexiga. O velório e o sepultamento acontecerão em Goiânia (GO).

Diante do fatídico acontecimento, externamos solidariedade aos seus inúmeros amigos e principalmente à sua família, desejando conforto neste momento de luto.

----------------------------------------------------------------------- 

Deputado Estadual Valdemar Junior 

É com extremo pesar, que lamentamos profundamente a morte do desembargador tocantinense José Liberato Costa Póvoa, 75 anos, ocorrido na madrugada desta quarta-feira, dia 25, em Goiânia, cidade onde residia com a família.

Este notável jurista, magistrado e escritor, desempenhou importantes trabalhos, tanto na Literatura quanto na Magistratura tocantinense e em todos os cargos que ocupou.

Uma perda imensurável para o Tocantins e para o mundo jurídico. O seu falecimento causa a todos nós, profunda consternação, principalmente para os que tem na figura de Liberato, um grande expoente.  

Neste momento de dor e sofrimento, me solidarizo com seus familiares, amigos e cidadãos tocantinenses, em especial os cidadãos da nossa querida Dianópolis, cidade natal de Liberato, que perde hoje, um dos seus mais ilustres e conceituados protagonista, membro da família Costa Póvoa, responsáveis pelo desenvolvimento daquela região.

Valdemar Júnior

Deputado Estadual