Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

  Audiência foi realizada na 19ª Promotoria de Justiça da Capital

Audiência foi realizada na 19ª Promotoria de Justiça da Capital Foto: Marcelo de Deus

Foto: Marcelo de Deus   Audiência foi realizada na 19ª Promotoria de Justiça da Capital Audiência foi realizada na 19ª Promotoria de Justiça da Capital

Foi realizada na tarde desta segunda-feira, 10, na sede do Ministério Público do Tocantins (MPTO), em Palmas, uma audiência que contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Luiz Edgar Leão Tollini, acompanhado de superintendentes e diretores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Em pauta, os esclarecimentos acerca das falhas encontradas pela 19ª Promotoria de Justiça da Capital durante vistoria no Hospital Geral de Palmas.

O promotor de Justiça Thiago Ribeiro, que conduziu a audiência, iniciou os trabalhos relatando as principais irregularidades como macas em situações precárias, falta de medicamentos, sujeira no corredor e nos apartamentos, necessidade de separação de pacientes homens e mulheres, limitação do espaço físico, sucateamento de equipamentos e estrutura física, bem como a necessidade de servidores do sexo masculino.

“A falta de segurança também é uma preocupação, inclusive para os profissionais de saúde. Servidores do HGP relataram que é comum encontrar armas brancas e drogas com acompanhantes dos pacientes, uma vez que o hospital não conta com profissionais para garantir a segurança dos internos”, disse Thiago Ribeiro.

Diante dos fatos apresentados, o secretário de Estado da Saúde informou que caso a licitação ocorra dentro do planejado, a reforma do setor de psiquiatria do HGP será iniciada no mês de março deste ano. Sobre a falta de segurança, Tollini também afirma que em 30 dias será aberto procedimento licitatório para garantir serviço de segurança a pacientes, acompanhantes e profissionais do maior hospital público do Estado.

Já para atender à necessidade de servidores do sexo masculino para a ala de psiquiatria, o diretor do HGP, Leonardo de Oliveira Toledo Silva, comprometeu-se em realizar remanejamento de profissionais para atender à necessidade do setor.

Por fim, a Sesau informou sobre a existência de processo licitatório para aquisição de móveis, materiais e insumos, que serão destinados ao setor de psiquiatria do HGP. (João Lino Cavalcante)