Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Com 12 casos confirmados no Tocantins do novo coronavírus Sars-Cov-2, causador da Covid-19, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou nesta quarta-feira, 1º de abril, que o Laboratório Central do Estado (Lacen), o único no Estado que realiza exames biomoleculares, solicitou via Sistema de Insumos Estratégicos em Saúde (SIES) do Ministério da Saúde (MS), 24 kits com 528 testes rápidos para identificar o vírus. O caso mais recente, confirmado em Araguaína nesta última terça-feira, 31, foi identificado através de um teste rápido.

Segundo a SES, o Lacen já realizou 185 testes para o novo coronavírus. A capacidade do laboratório do estado é de 20 testes por dia, mas teria condições de testar até 104 diariamente, não fosse a baixa quantidade de insumos enviados ao estado pelo Ministério da Saúde para este tipo de teste.

UTI

A SES informou ainda que, para o enfrentamento da pandemia Covid-19, a rede pública estadual de saúde conta com 131 leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) na rede pública, e outros 157 complementares e privados, totalizando 288 leitos à disposição do Estado para atendimento de pacientes com quadros moderados a graves.

Somente no Hospital Geral de Palmas (HGP), unidade de referência para o enfrentamento da pandemia, foram reservados 14 leitos comuns e 3 na UCI, que foram isolados para receber pacientes com o novo coronavírus.

Respiradores

Com relação aos respiradores mecânicos, aparelho que dá suporte à vida do paciente com Covid-19 em estado grave – uma vez que a doença pode causar problemas respiratórios -, a SES informou que os hospitais públicos do estado possuem atualmente 233 desses aparelhos.

Existe ainda uma ata de registro de preços em aberto para aquisição de 200 novos respiradores. A secretaria informou que “tem entrado em contato com as empresas ganhadoras para ver a entrega dos equipamentos considerando a dificuldade mundial para a disponibilidade do produto. Caso o fornecedor não tenha a disponibilidade de entrega do mesmo, a SES verificará novas possibilidades de compras com outros fornecedores”.

Hospital de campanha

Por ora, o Estado não tem intuito de montar um hospital de campanha para receber exclusivamente pacientes de covid-19.

Segundo a pasta, a disponibilidade atual de leitos na rede pública de saúde seria suficiente para atender a demanda em um primeiro momento. “Não há provisionamento de instalação de hospital de campanha, atualmente as unidades hospitalares geridas pelo Governo do Tocantins dispõem de mais de 900 leitos disponíveis e estão trabalhando com uma baixa ocupação dos leitos”, justificou.