Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Estação meteorológica auxilia diversas atividades no campo

Estação meteorológica auxilia diversas atividades no campo Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Estação meteorológica auxilia diversas atividades no campo Estação meteorológica auxilia diversas atividades no campo

Segundo projeções da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), as condições climáticas vêm favorecendo as lavouras de grãos nas principais regiões produtoras do Tocantins. "A perspectiva é que os níveis de produtividade apresentem bom desempenho nesta safra, sobretudo para as lavouras de soja e milho, que impulsionam o volume total, e devem garantir mais um recorde na safra de grãos do País”, informa a companhia no em texto no site da instituição.

Para o presidente da Cooperativa Industrial do Tocantins (Coapa), Ricardo Khoury, “as condições climáticas foram favoráveis à produtividade das safras de grãos no Tocantins”, afirmou.

Na avaliação do presidente da Associação dos Produtores de soja e milho do Tocantins (Aprosoja-TO), Maurício Buffon, “no geral, a safra 2019/2020 pode ser considerada boa na maior parte das regiões produtoras de soja, que sofreu um pouco com o período de estiagem que ocorreu no período de 25 de novembro a 26 de dezembro, vindo a se recuperar depois disso” explicou.

A gerente de Agrometeorologia da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), a engenheira agrônoma, Denise Gomes lembra que as previsões de especialistas durante o 5° Encontro para apresentação das tendências Agroclimatológicas, realizado pela Seragro, no segundo semestre de 2019, foram bastante assertivas em relação ao comportamento do clima para a safra 2019/2020. “Essas informações auxiliaram o produtor rural no planejamento da semeadura e contribuíram para o alcance de bons níveis de produtividade nas lavouras”, observou.

No mesmo raciocínio, o engenheiro agrônomo, também da estrutura da Seagro,  Alexandre Barreto, “as informações meteorológicas mostram-se bastante úteis ao planejamento das atividades agropecuárias, pois proporcionam uma base segura para a tomada de diversas decisões inerentes aos processos produtivos no campo”, afirmou.

De acordo com os dois técnicos, o produtor rural deve adotar como hábito, a coleta, o processamento e o armazenamento de dados meteorológicos, isto torna-se possível com a instalação de uma estação meteorológica na propriedade rural. Atualmente a existência de uma estação meteorológica na propriedade é fundamental para auxiliar diversas atividades no campo como irrigação, manejo do solo e pulverizações, tornando-se uma ferramenta indispensável para o processo produtivo.