Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Considerando a confirmação do primeiro caso de Covid-19 em Gurupi, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) expediu recomendação ao prefeito e ao secretário da Saúde de Gurupi, na quarta-feira, 8, orientando os gestores a adotar medidas de monitoramento e acompanhamento deste e de outros pacientes que possam vir a ser diagnosticados futuramente.

A recomendação, assinada pelo promotor de Justiça Marcelo Lima Nunes, orienta que seja prestada uma assistência integral aos casos confirmados e suspeitos, com rotinas preestabelecidas e protocolos de visita, podendo ser designada uma equipe de enfermagem, assistência social e médica para atender os casos leves ou suspeitos que permanecem em seus domicílios.

Também orienta-se pela realização da busca ativa do histórico de todos os contatos mantidos nos últimos 14 dias por pessoas diagnosticadas com Covid-19.

Georreferenciamento

Os gestores de Gurupi também são orientados a fazer uso do serviço de monitoramento implementado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, por meio do Instituto de Criminalística, que se utiliza de ferramenta tecnológica aplicada aos seus celulares para verificar onde os pacientes estiveram até o momento em que foi constatada a positividade para a doença.

O trabalho visa mapear áreas de eventual contaminação e possíveis pontos de novas contaminações, resguardando o nome e qualquer outra informação que identifique o paciente, uma vez que os dados são criptografados.

Para isso, Marcelo Lima Nunes recomenda que, em até 24 horas do diagnóstico, seja encaminhado à SSP formulário de autorização de extração de dados de georreferenciamento para a localização dos casos confirmados. Ressalta-se ser opcional a autorização de monitoramento por parte dos pacientes.

A implementação dessas medidas deverá ser comunicada ao Ministério Público do Tocantins.