Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Aldemar Ribeiro

Foto: Aldemar Ribeiro

Em razão da pandemia do novo coronavírus, o Hospital Geral de Palmas (HGP) disponibilizou o segundo curso pela plataforma de Educação à Distância (EAD), lançada no último dia 30 de março. Os profissionais terão acesso, neste curso, à capacitação sobre uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs) na assistência aos pacientes da Covid-19. A ferramenta também conta com curso online sobre a Covid-19, suas definições e medidas adotadas. A iniciativa  é destinada aos servidores do HGP.

"O curso é composto por videoaulas sobre a paramentação e desparamentação dos profissionais, além de contemplar as medidas de controle mais recomendadas até o momento, tais como: o  manejo dos resíduos infectados, cuidados gerais com limpeza concorrente e nebulização dos pacientes acometidos pela Covid-19", destacou a gerente de riscos e coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do HGP, Giselle Pinheiro.

A coordenadora acrescenta ainda que "por se tratar de um novo vírus, as recomendações são dinâmicas e podem ser revisadas à medida que os estudos científicos evoluem sobre a temática. No Brasil, os registros dos profissionais infectados pela Covid-9 têm crescido exponencialmente, por isso a segurança dos profissionais deve ser implementada como um dos principais eixos de atenção nesta pandemia. Assim, medidas como a garantia de EPIs adequados, conforme as legislações vigentes, o uso correto destes EPIs, a dispensação de álcool gel e demais condições seguras de trabalho são estratégias essenciais neste processo", ressaltou.

A ação conta com a parceria do Núcleo de Educação Permanente (NEP), do Escritório de Qualidade, Núcleo de Segurança do Paciente, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Núcleo de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalhador (NASST) do HGP.

Público-alvo

Segundo a responsável pelo NEP do HGP, Michelle Filgueira “o curso é dividido em dois módulos, com carga horária de 12 horas, sendo destinado aos profissionais que estão na assistência aos pacientes (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos em enfermagem) e está aberto para todos os demais profissionais do HGP que tiverem interesse", explicou.