Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Wilson Rodrigues

Foto: Wilson Rodrigues

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), César Halum equipe, reuniram-se nesta quinta-feira, 23, com o chefe-geral da Embrapa Pesquisa e Aquicultura no Tocantins, Alexandre Aires de Freitas, para discutirem estratégias inovadoras para serem realizadas durante a Feira de Tecnologia  Agropecuária do Tocantins(Agrotins 2020), que em decorrência da pandemia da Covid-19, ocorrerá na versão virtual, no período de 27 a 29 de maio próximo.

Segundo secretário da Seagro, César Halum, a Embrapa é uma das principais instituições parceiras de pesquisa na Agrotins, principalmente nos setores da aquicultura e produção de sementes agrícolas (arroz, milho e soja). “É muito importante essa parceria, e mais uma vez, a Embrapa abraça com força total esse desafio de realizar a Agrotins virtual, incentivando os expositores e produtores para o desenvolvimento do agronegócio tocantinense”, ressaltou.

De acordo com o chefe-geral da Embrapa, Alexandre Aires, em meio à pandemia, "temos que traçar novas estratégias, é uma solução inovadora, visando utilizar os meios eletrônicos virtuais, mesmo sabendo que as pessoas não terão contato físico com os técnicos, mas estamos vivendo um momento diferente. “É uma excelente ferramenta a tecnologia na divulgação virtual, e podemos deixar uma contribuição inovadora para a realização das próximas Agrotins”, afirmou.

Inovações

Ochefe-geral da Embrapa antecipa que na plataforma virtual estão previstos os lançamentos de uma nova cultivar de arroz; a criação de uma plataforma específica (Geomatopiba) para região do MATOPIBA, compreendida pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia; a criação de tambaqui; dentre outras tecnologias.