Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Empregos e Serviços

Foto: Angélica Lima

Foto: Angélica Lima

Romper preconceitos sobre a contratação de pessoas sem experiência e ressaltar a importância dos jovens no mercado de trabalho mundial, esse é o objetivo do dia Internacional do Jovem Trabalhador, data celebrada nesta sexta-feira, 24 de abril.

Com mais de 240 jovens trabalhando nos órgãos públicos estaduais, por meio do programa de estágio Oportunidade Jovem, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Secad), oferece uma chance de trabalho seguro, qualificado e agregador para os jovens tocantinenses. “Nosso objetivo é criar oportunidades e valorizar a capacidade única de cada jovem. Além disso, a presença deles traz uma energia nova para o ambiente de trabalho, proporcionando uma troca de conhecimentos que é enriquecedora para o serviço público”, destaca o secretário Bruno Barreto.

Para os jovens que participam do Programa, a oportunidade de se desenvolver na área de formação é o maior ganho do estágio. Estudante do 6º período de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Alexandra Rabelo, 21 anos, é estagiária na Secad e destaca que o trabalho na pasta tem contribuído com a sua formação. “As experiências que adquirimos com os supervisores, com o próprio desenvolvimento dos projetos dentro dos órgãos e a convivência com profissionais de outras áreas é extremamente importante para a vida profissional, para entendermos como funciona o ambiente de trabalho. Aqui na Secad, eu me sinto protagonista. Sou parte da equipe”, afirma.

Supervisora da estudante, a arquiteta Cintia Vigarinho, destaca que toda empresa ou órgão público só se beneficia com a contratação de jovens. “Nosso maior foco é contribuir para o crescimento deles e sem deixar de suprir as nossas demandas”, afirma.

De acordo com ela, as funções desempenhadas são diversas, mas todas alinhadas com a área de estudo do aluno. “Eles atuam de acordo com a área de formação. É o momento de desempenhar o que aprendeu na teoria. Longe daquele conceito de servir café”, esclarece.

Estagiário da Superintendência de Atendimento e Benefício ao Cidadão da Secad, Raelson Sousa, 23 anos, é estudante de Direito e considera o estágio um passo tão importante para a vida pessoal, quanto profissional. “Com o estágio estou adquirindo conhecimentos e colocando em prática alguns conteúdos acadêmicos, além é claro, de construir uma rede de contatos, melhorar minha relação interpessoal, o trabalho em equipe e o desenvolvimento de atividades que eu não tinha costume de fazer”, concluiu.

 A superintendente de Atendimento e Benefício ao Cidadão, Caroline Bueto, também destaca a experiência agregadora que os jovens proporcionam no ambiente de trabalho. “Contar com novos talentos no ambiente corporativo também é de grande valia, isso porque é possível treiná-lo e ensiná-lo melhor e ao mesmo tempo aprender com essa troca de experiências”, esclareceu.

Bueto acrescenta que o diferencial do Programa é justamente descobrir novos talentos. “Como o próprio nome sugere Programa Oportunidade Jovem, para jovens talentos, serve para que, em meio aos jovens selecionados, possamos descobrir talentos desses estudantes, de modo que eles contribuam por um certo período para o crescimento do Estado”, destacou.

Oportunidade Jovem 

Lançado pelo Governo do Estado em 2019, o Programa de Estágio Oportunidade Jovem já encaminhou mais de 400 estudantes de ensino médio, técnico e superior  à vagas nos mais diferentes órgãos do Executivo Estadual.

 O programa é desenvolvido em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) que inscreve os estudantes por meio do seu portal na internet e os encaminha para as entrevistas de seleção.  Os estudantes cumprem cargas horárias que variam entre 4h e 6h e recebem uma bolsa de R$ 500 a Rnt.200 reais, dependendo do tipo de vaga disponibilizada.

Dia Internacional 

Criado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Dia Internacional do Trabalhador Jovem  foi  criado para gerar conscientização sobre a importância da oferta de trabalho e a geração de oportunidade para a juventude.

Segundo a OIT, a população jovem é a mais afetada pelo desemprego, e para mudar este cenário é fundamental que os empregadores entendam que a juventude tem muito para acrescentar. Por esses motivos, existem as iniciativas das Leis da Aprendizagem e os Programas de Aprendizagem que impactam diretamente na formação e experiência profissional desses jovens.