Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Na reunião on-line prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, apresentou os números atualizados da covid-19 na cidade

Na reunião on-line prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, apresentou os números atualizados da covid-19 na cidade Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes Na reunião on-line prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, apresentou os números atualizados da covid-19 na cidade Na reunião on-line prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, apresentou os números atualizados da covid-19 na cidade

Em nova reunião on-line de trabalho, nessa quinta-feira, 7, o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, apresentou os números atualizados da covid-19 na cidade e ouviu os representantes das entidades que compõem o conselho de combate à doença. No último boletim epidemiológico do dia 6, o município registrou 30 novos casos da doença, chegando a 164 casos positivos.

“No gráfico de evolução diário de casos estamos com a curva em alta, crescemos nos números. A previsão, para nossa preocupação, é de seguirmos com o aumento dessa curva nos próximos dias, por isso precisamos que a população cumpra as orientações e fique em casa para que não cheguemos a uma situação de desespero”, explicou o prefeito Dimas.

Com o aumento de casos, outra preocupação do Município é com a quantidade de leitos para recebimento de pacientes em tratamento. Diante da realidade, Dimas segue firmando parcerias e recursos para a instalação de novos leitos na cidade. Araguaína é a única cidade do Tocantins a instalar leitos próprios e os novos leitos serão instalados na Unidade Corona Norte, no antigo prédio da UPA Vila Norte.

Mais leitos

Atualmente, a rede hospitalar do Município, privada e pública, tem 36 leitos exclusivos para tratamento de pacientes com covid-19, sendo 13 leitos em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). A Prefeitura está viabilizando a implantação e estruturação dos 15 novos leitos na Unidade Corona Norte, estruturados com ventiladores pulmonares, carro de parada, monitores, oxímetros, bombas de infusão, além de mobiliário geral.

Durante a reunião, foi anunciada também a possibilidade de instalação de novos leitos no Hospital e Maternidade Dom Orione (HDO), no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT) e no Hospital Regional de Araguaína (HRA).

Doações e recursos

Participaram da reunião, representando os parlamentares do Tocantins, o senador Eduardo Gomes e o deputado federal Tiago Dimas. Entre novos anúncios, Eduardo Gomes citou a doação de 10 novos respiradores para o HRA. Tiago Dimas também anunciou a destinação de recursos, entre eles o empenho de R$ 2 milhões para colaborar com as ações de combate à covid-19 na cidade.

Mais testes

Com a parceria entre a Prefeitura de Araguaína e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), a expectativa do Município é aumentar a capacidade de testagem na cidade. De acordo com a universidade, estão sendo adquiridos equipamentos e insumos para a ampliação da testagem da população.

“Aprovamos um projeto de pesquisa junto ao Governo Federal para colaborar com os estudos e com o trabalho de combate a essa doença. O recurso foi liberado e já garantimos a aquisição de equipamentos de testagem para Palmas, Araguaína e Gurupi e aguardamos agora o início dos trabalhos”, disse o reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato.

Os testes são de proteína c-reativa (PCR), único capaz de diagnosticar pessoas contaminadas com o coronavírus nos primeiros dias de contágio, mesmo em pessoas assintomáticas.

Desenvolvimento econômico

Também durante a reunião, o prefeito Ronaldo Dimas apresentou as estratégias do Município para garantir a continuidade das obras e serviços necessários ao desenvolvimento a cidade após a pandemia. “Nós precisamos também nos preparar para que, quando tudo isso passar, possamos retomar a nossa força econômica. Percebemos que o poder público será a alavanca para a retomada da força econômica do País”, reforçou o prefeito.

De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento e Tecnologia, o Município possuiu recursos na ordem de R$ 400 milhões para investimentos em obras na cidade para os próximos anos. Entre as obras em execução e que deverão ser iniciadas ainda este ano, estão os serviços de pavimentação de ruas em diversos bairros, construção de quadras de esportes, além das novas etapas para a construção da Via Norte.