Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Com 318 casos confirmados de covid-19, de acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Araguaína, a 380 km de Palmas, é o município tocantinense com o maior número de infectados pelo novo coronavírus - quase o dobro do registrado na capital (163 casos).

Dos 59 novos casos confirmados da doença nesta segunda-feira, 11, em todo o estado, Araguaína foi responsável por mais de 52%, com 31 confirmações apenas por lá. O Bairro São João, um dos maiores da cidade, concentra o maior número de pessoas infectadas, com 29 casos positivos e 6 recuperados. Em seguida vem o Centro da cidade, com 26 casos e 3 recuperações.

Na maior cidade da região norte do estado há ainda outro agravante. Por lá, a pandemia de covid-19 chegou ao sistema prisional. O Presídio Barra da Grota registrou 4 casos da doença, sendo 3 em agentes da Polícia Penal e 1 em uma servidora terceirizada. Unidades penais são ambientes críticos no que diz respeito à propagação do vírus, uma vez que concentram grande número de reeducandos aglomerados em celas. No entanto, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) informou que não há nenhum caso suspeito entre os presos do Barra da Grota.

Sendo o epicentro da doença no estado do Tocantins, a prefeitura de Araguaína informou nesta segunda-feira que está acompanhando a evolução do contágio da covid-19 no município e continua realizando reuniões de trabalho, on-line, com instituições de diferentes setores para tomar as decisões no combate à doença.

Mapa epidemiológico mostra concentração de casos em bairros de Araguaína

Lockdown

Questionada a respeito da aplicação de medidas mais restritivas para conter o rápido avanço da doença no município, a administração informou que o lockdown pode ser necessário - o termo em inglês é utilizado para definir o bloqueio total do perímetro da cidade e o confinamento obrigatório de pessoas em casa. Entretanto, segundo a prefeitura, a recomendação de tal medida deveria ser protagonizada pelo Governo do Estado, uma vez que está ligada “diretamente à capacidade de atendimento da rede hospitalar de alta complexidade, responsabilidade direta da Secretaria Estadual de Saúde”, justifica.

Em Araguaína, há 46 leitos exclusivos para tratamento de pacientes com covid-19, sendo 23 leitos em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), somadas redes pública e privada. A prefeitura não informou, no entanto, a quantidade de pacientes internados por conta da covid-19, e nem o índice de ocupação de leitos atualmente.

Unidade Corona

A administração informou ainda que irá implantar uma unidade de saúde exclusiva para o tratamento de pacientes com covid-19. A Unidade Corona, como será chamada, terá, inicialmente, 15 leitos, segundo a prefeitura, e deverá atender toda a região macronorte de saúde do estado.

A unidade vai funcionar nas antigas instalações da UPA Vila Norte, que foram adaptadas para receber, segundo o prefeito Ronaldo Dimas, "pacientes medianamente graves utilizando o sistema do Samel e Instituto Transire, com cápsulas de ventilação não-invasivas, possibilitando diminuição do tempo médio de internação de pacientes com a doença".

Segundo a prefeitura, o método tem demonstrado um tempo médio de 4,9 dias de internação, bem abaixo da média de 15 dias. A unidade deve entrar em operação no dia 20 de maio.

Prefeito Ronaldo Dimas visita Unidade Corona em Araguaína (Foto: Marcos Sandes)